Uma ação social promovida pela Sociedade de Pediatria do Maranhão, em São Luis (MA), ofereceu acesso a vários serviços, como consultas médicas, com dentistas, terapeutas ocupacionais e com fonoaudiólogo. Também houve oferta de vacinas aos pacientes que compareceram. Centenas de crianças e adolescentes foram beneficiadas e ainda puderam participar de atividades lúdicas durante o projeto “Pediatria na Comunidade”.
Tudo aconteceu na manhã de sábado (12) no Convento das Mercês, localizado no bairro do Desterro. “Essa foi a nossa primeira ação, mas pretendemos realizar outras no decorrer deste ano em bairros distintos da capital”, declarou a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, dra. Marynea Vale. Ela informou que um dos objetivos desse evento é oferecer o atendimento médico para a comunidade como ainda promover o assistencialismo.
Segundo dra Marynea Vale, o trabalho contou com o apoio de 80 voluntários entre médicos e estudantes da área de saúde. A estudante do curso de Medicina do Uniceuma, Rebeca Xavier, presidente da Liga de Pediatria e Neonatologia dessa universidade, disse que esse tipo de evento é de suma importância, pois, aproxima as instituições de ensino superior da comunidade.
A doméstica Maria de Jesus Soledade, de 67 anos, trouxe seus três netos para participarem da ação. “Fiquei sabendo desse evento por meio da escola dos meus netos e não se pode perder consultas médicas e principalmente de fácil acesso e gratuita”, declarou. Já Eduardo Sousa, de 8 anos, disse que tinha aprendido a escovar os dentes de forma correta e iria ainda tomar vacina que ainda não tinha tomado.
A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, elogiou a iniciativa da filiada maranhense. Na sua avaliação, é um exemplo da atuação que as entidades pediátricas podem ter junto às suas comunidades. “Tenho muito orgulho do trabalho que tem sido realizado nos estados, pois confirmam a vocação do pediatra com o cuidado e a responsabilidade social. Estão todos de parabéns”, finalizou.
*Com informações de O Estado do Maranhão.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16