Sociedade e Ministério unem forças pela Saúde Neonatal

SBP Notícias 54  Fevereiro/ Maio de 2008 A criação de uma rede nacional de informação sobre recém-nascidos em UTIs neonatais (hoje existem iniciativas localizadas), de um programa de gestão destas UTIs e de um curso de transporte de recém-nascidos. Estas foram as principais decisões da primeira reunião do Grupo Técnico (GT) de Saúde Neonatal, coordenado …

SBP Notícias 54  Fevereiro/ Maio de 2008

A criação de uma rede nacional de informação sobre recém-nascidos em UTIs neonatais (hoje existem iniciativas localizadas), de um programa de gestão destas UTIs e de um curso de transporte de recém-nascidos. Estas foram as principais decisões da primeira reunião do Grupo Técnico (GT) de Saúde Neonatal, coordenado pelo presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dr. Paulo Nader, como parte do acordo de cooperação assinado esse ano entre a Sociedade e o Ministério da Saúde (MS). O encontro ocorreu no final de maio, no escritório da SBP em Brasília, e foi aberto com a presença do dr. Adson França, diretor de Ações Programáticas Estratégicas do MS, que representou o


Da esq. para a dir., os drs. Adson França, Elsa Giugliani, RejaneCavalcante, Francisco Martinez, Ruth Guinsburg, José Maria de Andrade Lopes , Zuleica Portela Albuquerque, João Aprígio, Daphne Rattner, Álvaro Madeiro, Paulo Nader e Dioclécio ministro José Gomes Temporão. Saudando os presentes, dr. Dioclécio Campos Jr. salientou a importância da parceria com o Ministério, “que representa uma visão inovadora de compartilhamento de responsabilidades e competências entre o poder público e a sociedade civil, objetivando a solução de graves problemas que desafiam há muito tempo a Saúde brasileira”. Dr. Adson manifestou a satisfação do ministro em “poder contar com a SBP, entidade de compromisso social bastante visível e que tem apresentado muitas sugestões para o aprimoramento do SUS”. rdeForam discutidas “diretrizes para a redução da mortalidade neonatal e a melhoria da qualidade de vida da crianças, reunindo, num só projeto nacional, ações em andamento e outras novas, cuja execução já começa em 2008. O programa engloba, além da neonatologia, propostas para a saúde da mulher na gestação e no parto”, informa o dr. Paulo. Participam do GT os drs. Elsa Giugliani, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministéri , João Aprígio, coordenador nacional da Rede de Bancos de Leite Humano, Daphne Rattner, da Área de Saúde da Mulher do MS, Francisco Martinez, Zeni Lamy, Zuleica Portela, Álvaro Madeiro, Sônia Lanski e os integrantes do Departamento de Neonatologia da SBP, drs. José Maria de Andrade Lopes, Rejane Cavalcante, Jucille Menezes e Ruth Guinsburg, também uma das Gerentes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade.