No próximo dia 17 de novembro, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) comemorará seu aniversário de 70 anos. A solenidade acontecerá a partir das 19h30, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em Belo Horizonte (MG). Para os organizadores, será um momento de reflexão sobre a história da entidade e também uma chance de confraternização para os pediatras mineiros.
“A SMP completa uma rica história de 70 anos de existência. Tem desempenhado um importante papel na atualização dos colegas que atuam na área, bem como dos residentes em pediatria e dos estudantes de medicina. Seu papel é relevante em nosso Estado, pois consegue levar novos conhecimentos e avanços na pediatria nos diversos municípios do interior de Minas Gerais”, destaca o diretor de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira (SBP), dr. Joel Lamounier.
A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, tem acompanhado o trabalho realizado pela filiada e destaca a importante contribuição dos mineiros para os avanços alcançados pela pediatria brasileira. Impossibilitada de comparecer à solenidade por problemas de agenda, ela indicou dr Joel Lamounier como representante na cerimônia.
Para ele, essa ação de qualificação profissional tem papel fundamental por manter os pediatras atualizados com os assuntos da especialidade. “Destacamos nessa luta constante o papel da SBP, que conduz uma política de defesa e de apoio para que o pediatra possa desempenhar seu papel. Ambas as instituições proporcionam o bem-estar dos pediatras mineiros”, completa.
A festa é para todos os pediatras e suas famílias. A solenidade oficial será seguida de um coquetel com música. O convite será enviado por e-mail e o pediatra terá somente que confirmar presença. Acontecerá também ao longo do evento lançamento do livro História da Pediatria em Minas Gerais, editado pelos drs Edward Tonelli e José Guerra Lages.
HISTÓRIA – Fundada em novembro de 1947 por catedráticos e médicos de Belo Horizonte, a SMP iniciou seus trabalhos com o objetivo de aperfeiçoar a assistência à criança e ao adolescente, apoiar profissionais e instituições, além de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados à saúde.
Hoje, 70 anos depois, a SMP segue cumprindo os objetivos firmados em sua fundação e conta com uma gestão empenhada. Presidida pela dra Maria do Carmo Barros de Melo, a diretoria atual busca uma maior atualização científica dos associados, além de uma interação com outros especialistas médicos e profissionais de saúde.
Além disso, um dos cuidados da gestão é ampliar a visão da SMP e passar conhecimento e informação para a comunidade em geral. Para dra Maria do Carmo, este tem sido um dos diferenciais da SMP, que traz hoje bons resultados para todos: “Orientar a sociedade sobre temas recorrentes é importante. A conscientização é fundamental para todos, não apenas para os profissionais da saúde”, completou.
Na linha de frente para essa conscientização está a Academia Mineira de Pediatria (AMP). Para seu presidente, dr Paulo César Pinho Ribeiro, “a AMP procura promover a pediatria, não se preocupando apenas com doenças e sua prevenção, mas também com os problemas sociais, comportamentais e familiares das crianças e dos adolescentes”.
DEPOIMENTOS – Várias entidades vão enviar representantes para a solenidade no dia 17. Entre todas as opiniões são unânimes sobre o bom trabalho realizado pela SMP. “Com muita alegria, comemora-se os 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria. Sempre atuante na luta pela valorização do pediatra e nas ações em prol da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes, a SMP é um orgulho para todos os pediatras. Parabéns SMP! ”, disse dr Fernando Luiz de Mendonça, presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG).
Por sua vez, dr Lincoln Lopes Ferreira - presidente da AMMG e recentemente empossado na presidência da Associação Médica Brasileira (AMB) – chamou atenção para o papel da entidade na qualificação do exercício da profissão. “Em nome da Associação Médica de Minas Gerais felicito a Sociedade Mineira de Pediatria pelos 70 anos de existência. É imperioso ressaltar seus relevantes serviços na congregação dos especialistas, incremento do associativismo e prática da medicina de excelência em nosso estado".
Já dr Fábio Augusto de Castro Guerra, pediatra e presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG), elogiou a seriedade do trabalho desenvolvido ao longo das décadas. “É uma imensa satisfação assistir a SMP chegar aos 70 anos desenvolvendo um trabalho intenso, eficiente e profícuo, que vem resultando em grandes conquistas para os pediatras mineiros. Parabenizo todos aqueles que vem trabalhando pela construção de uma Sociedade sólida e qualificada, cuidando das nossas crianças e adolescentes”, concluiu. (Com informações da assessoria de imprensa da SMP).
RP Convida: 2º episódio do videocast recebe a dra. Ana Zöllner, c...
23/05/2025 , 13:39Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Pediatras explica...
23/05/2025 , 13:31SBP participa de cerimônia sobre aleitamento materno na Câmara do...
23/05/2025 , 12:03Síndrome Alcoólica Fetal e suas possíveis apresentações clínicas ...
23/05/2025 , 08:22Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22