Somape aborda manejo clínico da tuberculose infantil e eventos adversos à vacina BCG em palestra para pediatras

O manejo clínico da tuberculose infantil e eventos adversos à BCG foram debatidos durante o Serão de Pediatria da Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape), filiada da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em Cuiabá (MT). A palestra foi conduzida pelas dras. Thalita Mara Oliveira e Sandra Moreira Monteiro, ambas da Universidade Federal do Mato Grosso. O evento, ocorrido na última semana, reuniu cerca de 40 pediatras.

Essa é mais uma etapa da série de encontros que visa promover a educação continuada entre os pediatras do Estado. “Cada edição tem sido excelente. Sempre contamos com a participação de palestrantes de alto nível, o que desperta ainda mais o interesse dos pediatras locais e outros profissionais de saúde em atualizar o conhecimento científico e trocar experiências”, enfatiza o presidente da filiada, dr. Rubem Couto.

De acordo com a dra. Sandra Moreira, o tema escolhido foi um pedido da Secretaria Estadual do Mato Grosso. O objetivo foi atualizar os pediatras locais acerca dos adventos da vacina BCG, uma vez que a vacina produzida no Brasil foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“No fim de fevereiro, o Ministério da Saúde importou uma vacina produzida na Índia a fim de suprir as necessidades emergenciais em nosso País. A cepa da vacina brasileira é bem conhecida, mas é preciso alertar aos pediatras sobre os eventos adversos dessa vacina vinda do exterior, uma vez que a dosagem e a cepa são diferentes da nossa, e orientamos para que os médicos notifiquem o a Secretaria Estadual de Saúde caso haja eventos adversos”, explica.

Os Serões da Somape acontecem mensalmente no Auditório Cedic/Cedilab, à Rua Barão de Melgaço, nº 2.777, Centro, em Cuiabá (MT). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever pelos telefones (65) 3623-4709/98442-1435.