Compreender mais profundamente a realidade dos pediatras mato-grossenses e investir na qualificação profissional, especialmente do interior. Essas são algumas das proposições indicadas como fundamentais pela chapa “MT - Unidos para uma Pediatria Integrada”, eleita para comandar a gestão da Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape) durante o triênio 2020-2023.
De acordo com a nova presidente da Somape, dra. Isabel Cristina Lopes do Santos, um dos objetivos da nova gestão é integrar de forma mais ampla os pediatras do Estado para que, assim, seja possível criar uma rede. “Para isso, precisamos, em primeiro lugar, conhecer a realidade dos pediatras e de quem trabalha com a pediatria no Estado para que possamos unir uma rede de especialistas. O Estado é muito grande e com cidades muito distantes, algumas ficam a quase mil quilômetros de Cuiabá, por exemplo”, explicou.
Conforme ela enfatizou, é preciso entender a realidade e fazer um mapeamento dos especialistas para que seja possível ajudar tanto os profissionais quanto os pacientes. “Para o paciente, queremos fazer uma rede de encaminhamentos, ou seja, se ele precisa ser encaminhado para um especialista, o pediatra saberá orientá-lo a procurar um regional que possui a especialidade que necessita”, declarou.
Desta forma, acredita dra. Isabel, o paciente não terá que, obrigatoriamente, se deslocar para Cuiabá. “Para os pediatras, queremos proporcionar cursos, como o de reanimação neonatal, em polos mais distantes porque o acesso dos especialistas a eles é muito mais complicado, em especial para aqueles que moram no interior do Estado”, declarou.
Outro ponto que a pediatra destacou foi que a gestão visa fortalecer a comunicação digital, por meio das redes sociais e site, para que seja possível a realização de webinar e congressos virtuais. “Os eventos ficam armazenados nesse locais e, se o pediatra não puder assistir ao vivo, ela poderá acessar esse conteúdo posteriormente”, finalizou.
A diretoria eleita para o triênio 2020-2023 é composta pelos drs. Isabel Cristina Lopes dos Santos (presidente); Paula Helena de Almeida Gattass Bumlai (vice-presidente); Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis (1ª secretária); Maisa Santos Valderramas Talon (2ª secretária); Bruna Gomes Pucca (1° tesoureira); e Glaucia Vanessa Novak (2ª tesoureira).
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53