O compromisso do pediatra no fortalecimento da proteção infantojuvenil é destacado em mais uma ação. A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) foi nomeada pelo Governo do Estado do Pará para integrar o biênio 2021/2023 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente. Devido a importância dessa nomeação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) parabeniza e reforça a função dos pediatras na constante luta pela garantia dos direitos infantojuvenis no País.
Com o objetivo de discutir, acompanhar e cobrar do poder público as garantias de atenção integral às crianças e adolescentes, as dras. Vilma Hutim e Adriane Wosny Guimarães - presidente da Sopape e 2ª diretora financeira da instituição, respectivamente - compõem o comitê. As pediatras tomaram posse em sessão virtual realizada no dia 6 de maio.
“A principal missão da Sopape é lutar e monitorar como estão as garantias de atenção das crianças. O Conselho trata de discussões sobre a condição das crianças e adolescentes no Estado, portanto, essa parceria com as organizações governamentais e a sociedade cível organizada é muito importante para acompanharmos de perto as discussões sobre a condição da faixa infantojuvenil” explica dra. Vilma.
ATUAÇÃO - A presidente da Sopape conta que dará sequência às ações em andamento no Conselho. Como, por exemplo, cobrar as secretarias estadual e municipal sobre a disponibilidade de vacinas para crianças; a cobertura do teste do pezinho; e a disponibilidade da caderneta de saúde da criança para todos nas maternidades e unidades básicas.
Um dos objetivos das pediatras ao ocupar o cargo é desempenhar ações para as crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade para violência doméstica, sexual e trabalho infantil. “Esse mês estamos realizando um Fórum - com apoio do Ministério Público do Estado do Pará, Polícia Civil e Ordem dos Advogados Brasileiros (PA) - para avaliar e elaborar um plano de ação para promover melhorias para prevenir essas violências sofridas por esse grupo etário”, destaca.
Episódio final do RP Convida recebe o dr. Clemax Couto Sant’Anna
13/01/2026 , 10:54
PEDCAST SBP: "Férias escolares"
12/01/2026 , 13:04
PRN-SBP finaliza série de capacitações em Rondônia
09/01/2026 , 10:31
Exame para Área de Atuação em Medicina Paliativa: inscrições aber...
08/01/2026 , 15:46
Estão abertas até 30 de janeiro as inscrições para o Exame de Reu...
06/01/2026 , 15:35
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34