Investir em opções de qualificação profissional e na defesa do mercado de trabalho do pediatra. Essas são algumas das proposições indicadas como fundamentais pela chapa “Pediatria do Piauí forte e unida”, eleita para comandar a gestão da Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi) durante o triênio 2020-2022. A eleição, disputada em chapa única, aconteceu no último dia 20 de janeiro, na sede da filiada, em Teresina (PI).
De acordo com a nova presidente da Sopepi, dra. Anenisia Coelho de Andrade, um dos objetivos específicos na área da educação continuada é ampliar a atuação junto às regionais, contribuindo para descentralizar o acesso à capacitação e garantindo profissionais de qualidade em todo o estado. “Nossa intenção é ter representantes nas cidades polos do Piauí, como Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus”, informou ela.
Outro ponto destacado pela especialista é a necessidade de mapear a distribuição dos pediatras na região e sensibilizar os gestores públicos para oferecer atendimento adequado para crianças e adolescentes, ou seja, orientado por profissionais com residência em Pediatria ou Título de Especialista em Pediatria (TEP).
“É vital que todos os pediatras se associem à Sopepi e exponham suas questões profissionais nos âmbitos público e privado. Através de fiscalização e com o apoio jurídico da SBP, podemos elaborar ações direcionadas para enfrentar os problemas da especialidade em nosso estado”, salientou.
Ainda segundo a dra. Anenisia de Andrade, é primordial investir em campanhas e ações outras de comunicação para resgatar o conceito do acompanhamento de cada criança – e seu núcleo familiar – por um pediatra de confiança. “Apesar de ser um direito da população pediátrica, essa é uma ideia cada vez mais distante nas atuais estruturas de assistência em saúde. Nosso dever é empreender esse resgate”, finalizou.
A diretoria eleita para o triênio 2020-2022 é composta pelos drs. Anenisia Coelho de Andrade (presidente); Dayrton Raulino Moreira (vice-presidente); Francisca Maria da Silva Medeiros (1ª secretária); Simone Soares Lima (2ª secretária); Alberto de Almeida Burlamarqui (1° tesoureiro); Miriam Borges Fortes Couto (2ª tesoureira); Maria Aline Ferreira de Cerqueira (diretora científica); Karla Cristina Malta Vilanova (diretora de cursos e eventos); Mariza Fortes de Cerqueira P. da Silva (coordenadora do Curso de Reanimacao Neonatal).
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34
PRN-SBP treina 490 profissionais de saúde em reanimação neonatal ...
30/12/2025 , 09:11
PEDCAST SBP: "Quando se preocupar com o atraso no neurodesenvolvi...
29/12/2025 , 11:13
Nota de pesar: dr. Akira Ishida
27/12/2025 , 11:40
50ª edição do Famílias em Pauta aborda hipertensão arterial na in...
26/12/2025 , 11:10
PEDCAST SBP: "Gastrite em crianças e adolescentes: saiba os sinai...
22/12/2025 , 11:44