Sopern realiza capacitações do Teste do Coraçãozinho no interior do Estado

O Projeto Teste do Coraçãozinho (TC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), mobilizou-se de Natal até o município de Mossoró para realizar dar continuidade ao plano de interiorização do TC no estado do Rio Grande do Norte. Durante a ação, realizada em dezembro, cerca de 156 profissionais da área da saúde e estudantes de Medicina foram capacitados.

O Projeto Teste do Coraçãozinho fechou o ano de 2019 com 1.033 pessoas capacitadas. No primeiro semestre de 2019, foram 257, dos quais 97 profissionais, sendo 63 do setor público e 34 do setor privado, e 150 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Já no segundo semestre, foram 786 pessoas capacitadas, sendo 173 profissionais e 613 estudantes.

“Encerramos o ano de 2019 muito felizes com a importante contribuição ofertada pelo nosso Projeto à sociedade e comunidade científica local, mantendo nosso compromisso no trabalho em 2020”, comemora a presidente do Departamento de Cardiologia da SOPERN, Dra. Gisele Correia Pacheco Leite.

Além disso, a produção científica do projeto contou com 11 trabalhos apresentados em eventos pelo Brasil, incluindo a XVII Jornada Internacional de Cardiologia Pediátrica em Ribeirão, com trabalhos premiados; Congresso Norte-rio-grandense de Cardiologia, em Natal, com trabalhos apresentados publicados em revista indexada (Arquivos Brasileiros de Cardiologia); II Fórum Nacional Aplicado à Morfologia em Natal e  o Congresso Internacional de Saúde e Meio Ambiente (CINASAMA), cujo trabalho será publicado como capítulo de livro no primeiro semestre de 2020.

ATUALIZAÇÃO – O Departamento Científico de Cardiologia da Sopern realizou, em novembro do ano passado, em parceria com o Projeto Teste do Coraçãozinho da UFRN, o I Simpósio de Atualização em Cardiopediatria. Com o tema “Exames Cardiológicos em Pediatria”, o evento contou com a presença de cinco médicos especialistas e experientes na área.

A abertura foi realizada pela presidente da Sopern, Dra. Kátia Correia Lima, e pela presidente do Departamento de Cardiologia da Sopern, Dra. Gisele Correia Pacheco Leite. “Tivemos a participação de 80 colaboradores, dentre profissionais e estudantes da saúde, sendo elogiado entre os participantes do evento”, conta Dra. Kátia Correia.

Dra. Gisele disse que os instrutores e a equipe organizadora do Simpósio buscaram arrecadar fundos para a compra de um oxímetro de pulso para o Projeto, visando dar continuidade à capacitação de estudantes e profissionais da área da saúde para a realização do Teste do Coraçãozinho. “A ampliação do projeto contribuirá para a implementação da oximetria de pulso na rotina neonatal em nível local, gerando impactos significativos nos resultados nacionais”, finaliza.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520