Uma equipe de primeira linha atuou intensamente para a realização do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP), em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 14 de outubro, com a participação de cerca de 6 mil especialistas de todo o País. O evento possui uma diversificada programação oficial, resultado do trabalho de planejamento e gestão da Comissão Organizadora.
Desse time fazem parte membros das diretorias da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP). Durante um ano e dois meses, os detalhes científicos e operacionais do projeto foram exaustivamente discutidos para garantir o melhor resultado possível.
“Em conjunto com os Departamentos Científicos da SBP, desenvolvemos uma extensa grade científica, além disso, realizamos a avaliação estrutural do Centro de Eventos do Ceará, a organização da programação social, a escolha dos hotéis para palestrantes e uma série de outras questões”, explica a dra. Maria Francielze Holanda Lavor, presidente da SOCEP e membro da Comissão Organizadora do 38º CBP.
REUNIÕES – Para integrar as ações dos especialistas, a SOCEP promoveu reuniões semanais com os membros locais da Comissão Organizadora, além de encontros presenciais periódicos com representantes da SBP, para alinhar entre as duas entidades as decisões com mais relevância. “É importante destacar também o trabalho dos funcionários da SBP e SOCEP, que atuaram intensamente nos preparativos do 38º CBP”, comentou a dra. Maria Francielze.
A presidente da SBP, dra. Luciana Silva, ressaltou o compromisso da entidade em realizar um Congresso acessível. “Nesta edição, conforme prometido, os valores da inscrição serão mais baratos. Isso é mais uma prova de que para esta gestão o pediatra está em primeiro lugar”, disse. Confira, abaixo, um pouco do histórico e atuação dos membros da Comissão Organizadora:
. Dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Primeira mulher a presidir a SBP, já ocupou por duas vezes a vice-presidência da entidade, e por três mandatos a presidência do Departamento Científico de Gastroenterologia. Possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles. Atua como professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde já coordenou a residência em Pediatria.
. Dra Maria Francielze Holanda lavor, presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP).
Possui títulos de mestrado em Saúde Pública e Saúde Coletiva, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É instrutora do Curso Suporte Avançado de Vida (PALS), e por dois anos coordenou a residência médica em Neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
. Dra Anamaria Cavalcante e Silva, presidente do Congresso.
Doutora em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular do Centro Universitário Christus (Unichristus) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de consultora da Associação Saúde da Família de São Paulo.
. Dr Antônio Marcio Junqueira Lisboa, presidente de honra.
Um dos pioneiros da Pediatria em Brasília, ele participou ativamente da fundação de diversas instituições científicas, dentre as quais, a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal e o Centro de Estudos Perinatais do Planalto Central. Foi médico da Aeronáutica, funcionário do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, membro da Academia Nacional de Medicina e professor titular da Universidade de Brasília.
. Dra Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, diretora de Cursos e Eventos da SBP.
Possui títulos de doutorado e mestrado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP). É encarregada de Setor da USP. E instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da SBP.
. Dra Ana Estela Fernandes Leite, secretário geral do Congresso.
Formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Auditoria para Profissionais de Saúde e em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde, ambas pela (UFC).
. Dr Sidnei Ferreira, 1º secretário geral da SBP.
Ex-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj). Atualmente, ocupa os cargos de diretor e conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj).
. Dr Jocileide Sales Campos, 2º secretário – representante da filiada.
Possui doutorado em Saúde Pública – Epidemiologia, pela Universidade de São Paulo (USP). É docente no curso de medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus) e no mestrado Profissional em Saúde da Família para o Nordeste (Renasf- Fiocruz).
. Dra Maria Tereza Fonseca da Costa, diretora financeira da SBP.
Foi presente da Soperj. Atua como professora na Universidade Estácio de Sá. É especialista em Saúde Pública, com título de mestrado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e doutorado pelo Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53