Toma posse a nova diretoria da SBP triênio 2022-2024

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tomou posse em cerimônia realizada neste sábado (28), no Rio de Janeiro. A equipe gestora que comandará a SBP no triênio 2022-2024, tem à frente os drs. Clóvis Constantino, como presidente; Edson Liberal (1° vice-presidente); Anamaria Cavalcante e Silva (2ª vice-presidente); Maria Tereza Costa (secretário-geral); Ana Cristina Ribeiro Zölnner (1ª secretária); Rodrigo Aboudib Ferreira (2] secretário); Cláudio Hoineff (3º secretário); Sidnei Ferreira (diretor financeiro); Maria Angélica Barcellos Svaiter (2ª diretora financeira); e Donizetti Dimmer Giamberardino (3º diretor financeiro).
 
A sessão teve início com a apresentação do balanço da gestão, em discurso realizado pela dra. Luciana Rodrigues Silva. A médica agradeceu a todos que colaboraram com sua gestão e desejou boa sorte aos novos dirigentes.
 
“É uma grande alegria passar a presidência para meu caro amigo Clóvis, que foi nesses seis anos meu primeiro vice-presidente. Com sua sensibilidade e sabedoria eu tenho plena convicção de que a SBP vai ampliar seus caminhos com esse novo grupo que estará a frente da nossa Sociedade, fazendo com que ela possa crescer ainda mais, assim como a nossa especialidade”, pontuou.  
 
Em sua fala como próximo presidente da SBP, dr. Clóvis disse que a chapa “Cuidando do Futuro” está entusiasmada com a possibilidade de contribuir com o crescimento da pediatria. Ele frisou que “dará continuidade ao esforço que colocou a SBP em um novo patamar como uma entidade médica que tem profundos laços com a justiça, a ética, a igualdade, o respeito aos indivíduos e a solidariedade”.
 
Também ressaltou que a jornada será ampliada “tendo em mente a certeza de que é possível fazer a diferença mesmo nos momentos mais desafiadores, como o que enfrentamos durante a pandemia da Covid-19, que exigiu da SBP a capacidade de se reinventar e seguir liderando a pediatria brasileira”.
 
Em seu discurso, a dra. Anamaria frisou que os pediatras estão muito bem representados. Durante todos esses anos, a Sociedade vem avançando e reforçando o compromisso com a especialidade e com a medicina. “A SBP representa o futuro do Brasil. Podemos fazer um País mais justo, mais digno, mais feliz. Foi isso que a dra. Luciana nos estimulou e tirou de nós algo que nem pensávamos que tínhamos para dar para à especialidade. Clóvis, que foi seu grande companheiro nessa jornada, com sua sapiência vai nos guiar no melhor caminho para um grande porto seguro”, disse.
 
Assim como na gestão passada, assinalou dr. Edson Liberal, será mantida e ampliada a relação com a Associação Médica Brasileira (AMB). “A SBP está muito fortalecida, mas também precisamos nos unir ainda mais para fortalecer também as entidades médicas que representam a nossa classe”.
 
ENTIDADES MÉDICAS – Participaram da cerimônia de posse representantes de entidades médicas brasileiras, como os drs. Jefferson Pedro Piva, presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP); César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); e Donizetti Giamberardino, conselheiro pediatra e representante do Conselho Federal de Medicina (CFM).
 
Para o dr. Jefferson Piva, a nova diretoria capitaneada pelo dr. Clóvis une a inovação com continuidade de trabalho. “Clóvis é consequente de todo um trabalho associativo. Eu o acompanho há um tempo na Sociedade de Pediatria de São Paulo, nos Conselhos Regional e Federal de Medicina e na própria Sociedade Brasileira de Pediatria. Posso dizer, como pediatra, que essa sociedade me representa, me dá confiança e é muito mais estruturada hoje do que era há seis anos. Tenho certeza de que os próximos anos também serão de muito sucesso. Parabéns a todo grupo pela eleição”.

Já Dr. Donizete Giamberardino, reforçou a necessidade de o pediatra ser reconhecido como autoridade nos cuidados com a criança e adolescente no País. "O CFM deseja o melhor para a especialidade, e esperamos que a gestão do dr. Clovis seja um sucesso. Com o sucesso desse trabalho, a criança brasileira estará mais protegida e o Brasil também". 

Por sua vez, Fernandes ressaltou que cabe à AMB prestar total apoio à SBP, caminhando lado a lado e valorizando o trabalho do pediatra brasileiro. “A AMB é solidária à pediatria e jamais falará sobre saúde infantil sem que a fala não seja a fala da SBP. Nós só reverberaremos aquilo que é de consenso entre os pediatras”, salientou.

Ao final da cerimônia, os novos membros da diretoria assinaram o termo de posse.