Para disseminar em todo o território nacional conhecimentos atualizados sobre cuidados com o recém-nascido no momento do parto, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) realizou a capacitação de profissionais de saúde no Hospital de Guarnição do Exército Brasileiro, em São Gabriel da Cachoeira (AM) – região fronteiriça entre Brasil, Colômbia e Venezuela –, nos dias 15, 16 e 17 de abril
A ação foi coordenada pelo dr. José Antônio Candeia, instrutor estadual do PRN-SBP, com foco em procedimentos de reanimação para recém-nascidos com idade gestacional de 34 semanas ou mais. Com oito horas de duração, duas aulas teóricas e quatro práticas, o curso apresentou aos participantes algumas abordagens sobre “Ventilação com balão e máscara”; “Intubação traqueal”; “Massagem cardíaca”; “Medicações”; entre outros.
PARÁ – No dia 17, também ocorreu a qualificação de pediatras e enfermeiros no curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, na Sociedade Beneficente São Camilo, em Ananindeua (PA). A dra. Vilma Hutim, coordenadora estadual do programa, e a dra. Márcia Wanderley Anaisse, instrutora, foram as responsáveis por conduzir o treinamento.
No dia 13, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) abriu as portas da sua sede para qualificar residentes de Pediatria, em Belém (PA). Além disso, a filiada tem agendadas aulas sobre Reanimação do Prematuro para pediatras, nos dias 15 e 16 de junho. A atividade ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
De acordo com a dra. Vilma Hutim, as constantes ações promovidas pela Sopape corroboram o compromisso da entidade em melhorar a qualidade do atendimento na região Norte. “A cada mês certificamos dezenas de pediatras nos cursos de Reanimação Neonatal para Médicos e Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco. Cada profissional treinado é uma conquista para toda a assistência pediátrica do Pará”, afirmou.
RIO DE JANEIRO – Na região Sudeste, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) também contribuiu com 35 novas formações, entre pediatras e residentes de Pediatra da Faculdade de Medicina Arthur Sá (EARP). A capacitação foi realizada no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em Petrópolis (RJ), com condução do dr. Fábio Chaves, dra. Giselda de Carvalho, dr. Gustavo Benvenuti e dr. Heidi Hildegard, todos instrutores do PRN-SBP.
Desde sua criação, o Programa de Reanimação Neonatal da SBP já emitiu aproximadamente 105 mil certificados – cerca de 70 mil para médicos e de 35 mil para não-médicos. Somente em condutas atualizadas, lançadas em 2016 e com validade até março de 2021, já foram 25.435 aprovados no Curso de Reanimação Neonatal. Para mais informações, acesse www.sbp.com.br/especiais/reanimacao-neonatal/.
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho e engasgo por líquido...
01/08/2025 , 09:36Nota de falecimento: Dr. Paulo Augusto Moreira Camargos
30/07/2025 , 16:3135 anos do ECA: dra. Rachel Niskier revisita marcos e desafios na...
30/07/2025 , 15:03Filiadas da SBP celebram Dia do Pediatra com ações em todo o País...
29/07/2025 , 16:51Presidente da SBP participa do III Congresso Sergipano de Pediatr...
29/07/2025 , 16:37Dia do Pediatra: Live da SBP reforça o papel da especialidade na ...
29/07/2025 , 16:13