O Departamento Científico (DC) de Imunologia Clínica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou, nesta semana, o Documento Científico sobre Triagem Neonatal para Imunodeficiências Primárias.
“As imunodeficiências primárias (IDPs) são um grupo heterogênico de doenças genética causadas por defeitos em componentes do sistema imunológico. A vida dos pacientes com IDPs podem ser profundamente impactadas pelos sintomas que, se não forem diagnosticados e tratados, podem ser crônicos, graves e até fatais”, alerta o documento.
No texto, são abordadas questões como a Imunodeficiência Combinada Grave (do inglês, SCID – Severe Combined Immunodeficiency), que é a mais preocupante das IDPs; e a Agamaglobulinemia, cujos portadores são suscetíveis a infecções virais e por bactérias encapsuladas. Além disso, são discutidos os tratamentos disponíveis no Brasil, entre outros temas relacionados.
O documento está disponível para todos os associados adimplentes com a SBP. Para acessá-lo, basta clicar AQUI.
Especialistas da SBP participam de Fórum do CFM sobre neonatologi...
30/01/2026 , 19:01
PEDCAST SBP: "Consulta pediátrica pré-natal com o pediatra: por q...
29/01/2026 , 16:38
Congresso Mundial de Emergência Pediátrica contará com 13 cursos ...
28/01/2026 , 16:16
A consulta Pediátrica Pré-natal: Atualização 2025
27/01/2026 , 09:37
PEDCAST SBP: "Uso de desodorantes por crianças: a partir de quand...
26/01/2026 , 15:55
Síndrome de Alagille em Pediatria no Brasil e os Inibidores do Tr...
23/01/2026 , 09:44