Vacinação contra Covid-19 é tema de encontro promovido pela SBP

 Com o objetivo de esclarecer dúvidas e debater sobre aspectos relevantes à imunização no País, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu o webmeeting sobre “Atualização em vacinas Covid-19". A primeira live de 2021, realizada na última quarta-feira (27), foi mediada pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, e contou com a participação dos drs. Renato Kfouri e Marco Aurélio Sáfadi, presidentes dos Departamentos Científicos de Imunizações e Infectologia da SBP, respectivamente. O encontro já está disponível para acesso dos associados.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LIVE

Em sua fala inicial, dra. Luciana destacou o período recorde de desenvolvimento dos imunizantes contra Covid-19 e os desafios do cenário brasileiro. “Felizmente começa a vacinação no Brasil. Naturalmente, gostaríamos que fosse em um ritmo mais acelerado e que cobrisse o maior número da nossa população. Mas precisamos conhecer essas vacinas e, por isso, temos aqui dois embaixadores da SBP que têm trabalho incansavelmente pela disseminação do conhecimento, orientação da prevenção e pela transmissão de informações adequadas e baseadas na ciência”, pontuou a presidente.

PLANO DE IMUNIZAÇÃO - Para atualizar os pediatras acerca da vacinação, dr. Renato Kfouri conduziu uma apresentação sobre as estratégias do informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Ele destacou que o objetivo inicial da vacinação é reduzir a morbimortalidade causada pelo novo coronavírus e manter o funcionamento da força de trabalho dos serviços essenciais.

Na exposição, também foram pontuadas questões como público-alvo e prioritários; precauções; contraindicações e farmacovigilância. Dr. Kfouri explanou, ainda, sobre a mutação e a epidemiologia genômica do novo coronavírus. “Nós temos evitado - aliás, é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) - nomear essas mutações como ‘do Reino Unido’ ou ‘da África’ para não criar um estigma com essas regiões. Elas não são as causadoras do problema, na verdade, essas mutações ocorrem”, explicou o presidente do Departamento Científico de Imunizações.

VACINAS APROVADAS - O panorama dos imunizantes aprovados para uso emergencial no Brasil – a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Biotech em colaboração com o Instituto Butantan; e a vacina elaborada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford – foi apresentado pelo dr. Marco Aurélio.

Na oportunidade, ele compartilhou dados sobre os estudos de eficácia das vacinas, a chamada Fase III. “Eles avaliaram a efetividade para vários desfechos. Mas o objetivo primário dessas pesquisas é avaliar a eficácia contra qualquer forma de doença, ou seja, que pressupõe a necessidade da documentação de infecção no indivíduo que apresentou sintomas”, pontuou o especialista.

O pediatra infectologista finalizou sua apresentação com uma exposição acerca dos desafios para as vacinas, como o tempo de proteção induzido após a vacinação; dados de segurança e eficácia em crianças e adolescentes; coadministração de vacinas; segurança em gestantes; impacto em transmissão; entre outros.

DÚVIDAS FREQUENTES – O público que acompanhou o evento pôde tirar dúvidas com os especialistas e enviar perguntas. Na ocasião, os especialistas responderam questões sobre a vacinação de profissionais de saúde que são gestantes e/ou lactantes; vacinas em desenvolvimento; tempo de duração dos imunizantes; carência de doses; e outros pontos relevantes para a discussão.

No encerramento da transmissão, dra. Luciana defendeu a importância das vacinas e a necessidade de continuar com as medidas de segurança para a prevenção da Covid-19. “Gostaria de dizer aos pediatras que nós lutamos para que todos se vacinem o mais breve possível. Temos que seguir tomando os cuidados necessários: usando máscara, praticando o distanciamento social e a lavagem das mãos. É nosso objetivo de fato diminuir a morbidade e mortalidade”, destacou a presidente.