Vice-presidente da SBP defende amamentação em livre demanda no Jornal Globo News

O1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Constantino, concedeu entrevista ao Jornal GloboNews, edição das 10h, nessa terça-feira (11), para falar sobre a importância da amamentação. A reportagem destacou o caso de uma passageira de 21 anos que diz ter sido impedida por três seguranças de amamentar o filho enquanto esperava o ônibus no Terminal Rodoviário de Santo André, na Região do ABC Paulista.

ASSISTA AQUI A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM.

“A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida é vital para a saúde geral do bebê e para os seres humanos em toda a sua vida futura. E isso ocorre em um processo de livre demanda, ou seja, a amamentação deve ocorrer quando o bebê solicita e pode acontecer em qualquer lugar onde o bebê esteja com a mãe”, destacou o dr.Constantino. Segundo o relato da mãe, o segurança disse que o ato de amamentar em público era um atentado violento ao pudor.

Outro ponto defendido pelo pediatra foi a importância de as empresas darem condições às suas trabalhadoras de amamentar os filhos durante a jornada de trabalho. “Existem alguns municípios, e alguns projetos de lei em estados brasileiros, em vigência de multas importantes para empresas que impeçam suas funcionárias de amamentar os seus filhos dentro do seu ambiente de trabalho”, comenta.

Na entrevista, Dr. Clóvis frisa que se o aleitamento materno fosse adotado de forma abrangente, haveria uma redução do número de mortes de crianças, abaixo dos cinco anos, de mais de 800 mil bebês.

LEGISLAÇÃO – Na entrevista, dr. Constantino destacou ainda que a SBP apoia o Projeto de Lei nº 514/2015, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin, que visa garantir às mulheres o direito de amamentar em locais públicos. A proposta está em consulta pública no Senado, onde qualquer cidadão pode opinar sobre a matéria através deste link.

“Infelizmente, em nosso País as coisas só funcionam por meio de leis. Apoiamos esse projeto de lei, pois isso implicaria, de maneira legal, em mostrar à população que amamentar em público é natural”, defende o 1º vice-presidente da SBP.

A prefeitura municipal de Santo André informou ao Jornal GloboNews, por meio de nota, que não existe nenhuma legislação local que impeça o ato de amamentar em público.