A 2ª vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Anamaria Cavalcante e Silva, esteve presente no lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação, em Fortaleza (CE). A ação, organizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, teve como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante a cerimônia de lançamento, todas as vacinas de rotina estavam disponíveis, além de ter ocorrido a intensificação da vacina para covid-19.
Para dra. Anamaria ações como essa são fundamentais para reforçar junto à população a importância de manter as vacinas em dia. “As coberturas vacinais ainda são preocupantes, especialmente de doenças que já foram erradicadas, e sabemos que a desinformação é um ponto-chave nessa questão. As campanhas têm papel primordial para levar informação e promover o acesso da população pediátrica às vacinas. Por isso, é importante inserir esse tema em todos os eventos com a participação dos pediatras”, explicou a 2ª vice-presidente.
O lançamento da Campanha aconteceu em outubro – mês da criança-, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira, em Fortaleza, e contou com a presença de autoridades como a Ministra da Saúde, Nísia Trindade; do Ministro da Educação, Camilo Santana; do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; do Prefeito de Fortaleza, José Sarto; da Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; do Secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo; e mais.
Além dos serviços nos postos de saúde, a multivacinação busca incentivar estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, por meio da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.
MULTIVACINAÇÃO - No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá. No Ceará, o objetivo é fazer com que o Estado continue com mais de 90% do público-alvo imunizado para BCG e rotavírus e que chegue à cobertura vacinal mínima de 95% para os demais imunizantes.
De acordo com os dados do primeiro trimestre de 2023, o Ceará apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacinal, tais como BCG (com porcentagem de 93%), pentavalente (84%); poliomielite (84%), pneumocócica 10 (84%); rotavírus (81%), meningocócica C (81%) e tríplice viral (D1) (89%). Os dados estão disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do MS.
*Com informações da assessoria de comunicação do Governo do Estado do Ceará
Impacto do esporte e a atividade física sobre o crescimento e des...
08/05/2025 , 11:15Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na adolescência...
06/05/2025 , 13:48PED CAST SBP | Asma em Crianças (6 de maio - Dia Mundial da Asma)...
05/05/2025 , 10:55“Infectologia e imunização também são cláusulas pétreas da pediat...
05/05/2025 , 10:35Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37