Vírus Sincicial Respiratório: SBP alerta pediatras sobre importância da imunização de bebês


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta semana um boletim informativo sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), alertando os pediatras sobre a importância de imunizar os bebês prematuros. O VSR é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida e assume maior gravidade quando acomete recém-nascidos pré-termos, cardiopatas e pacientes com doença pulmonar crônica da prematuridade.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO BOLETIM.

A sazonalidade do VRS é bem reconhecida, com início mais precoce na região Norte e Nordeste do País (fevereiro) e mais tardio no Sudeste e Sul (abril). De acordo com a nota informativa, neste período pré-estacional, os pediatras devem reconhecer as crianças candidatas à profilaxia com palivizumabe, cujos pais devem ser orientados para a prevenção antes do início da próxima temporada de maior circulação do vírus.

O palivizumabe é um anticorpo monoclonal específico contra o VSR e, quando administrado em bebês de risco, evita hospitalizações e formas graves da doença. Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) já há alguns anos, desde 2018, após pleito da SBP, também foi incorporado no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em 2017, a SBP publicou – por meio dos Departamentos Científicos de Imunização, Infectologia, Neonatologia, Cardiologia e Pneumologia – uma atualização das Diretrizes para o manejo da infecção causada pelo VSR, onde apresenta recomendações sobre o uso do palivizumabe.

O boletim informa ainda que, além da profilaxia disponível para os grupos mais vulneráveis, algumas outras medidas também são fundamentais para a prevenção de doenças respiratórias na criança, entre elas: o correto cumprimento do Calendário Vacinal do Prematuro, a lavagem recorrente das mãos, o uso de álcool gel, o incentivo ao aleitamento materno, não frequentar ambientes fechados e aglomerados, evitar exposição ao tabaco e à pessoas com quadros respiratórios.

A nota informativa é assinada pelo presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, e pela diretora de Cursos e Eventos da instituição, dra. Lilian Sadeck.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520