Síndrome Alcoólica Fetal

SBP divulga vídeos de alerta contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)

Para conscientizar a população sobre os riscos da ingestão de álcool durante a gravidez, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma série de vídeos informativos em alusão ao Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcóolica Fetal (SAF), lembrado em 9 de setembro, e à semana dedicada ao tema – que se estende até o dia 14. A iniciativa faz parte da campanha Gravidez Sem Álcool, iniciada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e promovida nacionalmente pela SBP, desde 2017.

Conforme relatam os especialistas, a prevenção da Síndrome está baseada na abstinência total de consumo de álcool pela mulher grávida e em abstinência total de consumo de álcool pela mulher que deseja engravidar. Com essas medidas, a SAF e os efeitos do álcool são totalmente evitados.


“As consequências para a sociedade são inúmeras. Por envolver atendimento médico, psicológico, social e ações legais, o cuidado com as crianças com SAF ou com portadoras dos efeitos do álcool implica em custos muito elevados para o sistema de saúde, para as famílias e para a sociedade em geral. Todas essas razões são mais do que imperativas, por isso, a SBP mantém ações contínuas de conscientização, com visibilidade especial durante todo o mês de setembro”, acrescenta dra. Conceição Segre, assessora de campanhas da SBP. 

Leia a matéria íntegra


Veja os vídeos
Semana da Síndrome Alcoólica Fetal
A Síndrome alcoólica fetal é um grave problema de saúde pública e não tem cura. As melhores ferramentas para evitá-la é a informação e conscientização. #gravidezsemálcool
O que é a SAF?
O consumo de álcool por uma mulher grávida tem grandes possibilidades de atingir o feto. #gravidezsemálcool
O que causa a SAF?
Dê aos bebês o direito de nascerem saudáveis. Participe da semana da SAF, de 09 a 14 de setembro.
Como o bebê é atingido?
A mulher grávida ingerindo uma dose já está colocando seu filho em risco. #gravidezsemalcool
Diagnóstico da SAF
Crianças que nascem com a SAF tem alterações bem características na face. #gravidezsemálcool
Prevenção da SAF
As anomalias presentes na SAF são totalmente previsíveis #gravidezsemálcool