carregando...

Sergipe recebe 15° Fórum da ABP

SBP em Ação 15/05/2015

15 Forum ABP

Prevenção pediátrica das doenças do adulto, os primeiros minutos do recém-nascido, a criança e o espaço urbano, as novas famílias, violência no lar, na rua e na escola. Esses são alguns dos temas em pauta na 15° edição do Fórum “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, organizado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e que ocorre nos dias 21 e 22 de maio, em Aracaju (SE). O evento leva a diversos setores assuntos com ênfase na discussão das relações sociais e na importância da criança nesse contexto.

 – Um novo conceito científico, que será abordado, é o chamado “estresse tóxico”. Crianças que, a longo prazo, são marginalizadas e não recebem carinho, podem apresentar lesões cerebrais provocadas pelo sofrimento. O organismo libera hormônios que produzem alterações nos neurônios, o que influência diretamente no comportamento do indivíduo – comenta o dr. José Martins Filho, presidente da ABP, ao salientar a relevância dos temas debatidos.

O homenageado é o professor José Machado de Souza, que foi vice-governador do estado, fundador da Faculdade de Medicina e da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) – filiada que trabalha em parceria com a SBP na realização desta edição do Fórum. A informação é da acadêmica e oncologista pediátrica Núbia Mendonça, presidente da comissão local. Drs. Júlio Dickstein e José Dias Rego são coordenador e vice do evento, respectivamente.

A inscrição é gratuita. Mais de 250 pessoas já garantiram sua vaga. Para mais informações, acesse http://www.forumcasbp.com.br/.