carregando...

Vitória sediará 16º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica

Departamentos Científicos 22/06/2016

gastroped2016-logo

O 16º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Gastroped) será realizado entre os dias 28 de junho e 1º de julho, em Vitória (ES). No programa, há espaço importante para discussões sobre o microbioma intestinal e sua interação com outras partes do corpo humano. Também terão destaque “a participação da microbiota tanto em doenças de maior gravidade, como nas funcionais, que são extremamente prevalentes e se associam com redução da qualidade de vida da criança”, informa Mauro Batista Morais, presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia da SBP. 

O evento contará com a presença de palestrantes do Brasil e do exterior. O pesquisador David Mack, do Canadá, abordará a doença inflamatória intestinal. Dados sobre os avanços na hepatologia metabólica e em transplantes serão apresentados pelo brasileiro Jorge Bezerra, que reside nos Estados Unidos. Débora Duro falará sobre reabilitação nutricional em intestino curto e participará de mesa-redonda sobre nutrição infantil. O tema de Marina Orsi, de Buenos Aires, é uma atualização em doença do refluxo gastroesofágico. “São profissionais de referência nessas áreas, com publicações de artigos e estudos que muito interessam à gastropediatria”, destaca Cristina Targa, presidente da Comissão Científica do Gastroped. 

Outros assuntos relevantes serão debatidos por especialistas brasileiros. A “alergia à proteína do leite de vaca” é o tema a cargo de Mauro Batista de Morais na mesa-redonda sobre alergia alimentar – doença com amplas manifestações clínicas, que tanto podem ser facilmente tratadas como tornarem-se fatais. A presidente do Gastroped, Ana Daniela Izoton de Sadovsky, falará sobre “A criança que não cresce e não ganha peso (Failure to thrive, em inglês)”, considerado “um assunto difícil tanto para o pediatra quanto para o especialista na área de atuação”, comenta a palestrante. Também haverá debate sobre a Síndrome da Enterocolite das Proteínas da Dieta, com a professora Elisa de Carvalho, de Brasília. 

A presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, enfatiza que o programa está “voltado para atualização de todos os interessados” e informa que agora, além do Departamento de Gastroenterologia, a Sociedade criou o de Departamento de Hepatologia e o Grupo de Trabalho em Transplante Pediátrico, com objetivo de “ampliar ações para nessas áreas de interesse e aprofundar os cuidados com nossas crianças”. 

Proximidade

Nessa edição do Gastroped haverá maior integração entre participantes e palestrantes, avalia Ana Daniela Izoton de Sadovsky: “modificamos o formato dos congressos anteriores, colocando os temas livres, que antes eram discutidos isoladamente, dentro de mesas-redondas, favorecendo, dessa forma, a proximidade para as discussões”. 

Sucesso de público

Parceria da SBP com a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESP), o Congresso já conta com mais de 900 inscritos, podendo chegar, segundo os organizadores, a 1.200 participantes. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 117 a 157, bairro Santa Lúcia. Clique aqui e veja a programação completa.