Associe-se

Defesa profissional e relações internacionais foram pontos de pauta da reunião da diretoria-executiva da SBP com presidentes de filiadas

A organização de um Fórum de Defesa Profissional durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontecerá em outubro, em Fortaleza (CE), foi um dos temas em destaque na reunião entre a diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e os 27 presidentes de filiadas da entidade.                                                    

“É importante que todos enviem quais os problemas enfrentados pelos pediatras do seu estado e que apresentam sugestões de ações para enfrenta-los”, ressaltou a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, que destacou a importância de divulgar o encontro nacional, antecipando suas inscrições. 

Ainda durante a reunião, no dia 2 (sexta-feira), no Rio de Janeiro, o dr. Nélson Rosário, diretor de Relações Internacionais da SBP, falou das propostas de intercâmbio com entidades pediátricas de outros países. 

Entre elas, estão a Associação Pediátrica Internacional (IPA), da qual o dr. Sérgio Augusto Cabral, que também faz parte da diretoria de Relações Internacionais da SBP, é membro; a Associação Latino-americana de Pediatria (Alape), que representa diferentes federações na América Latina; e o Fórum das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (Fospecs), com o qual a SBP já mantém relacionamento e discute temas como a implementação das Residências em Pediatria de três anos. 

De acordo com dr. Nélson Rosário, a SBP deve levar para a Alape dois documentos científicos produzidos pela entidade: Manual de Orientação Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, produzido pelo Departamento Científico de Adolescência, e Prática de Atividades Físicas por crianças e adolescentes, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Educação Física, previsto para ser lançado em julho.

Ele também propôs que a Alape e a IPA contassem com simpósios durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria para que pudessem conhecer mais a SBP. “Somos uma das maiores entidades de classe do mundo e queremos uma maior visibilidade no exterior”, ressaltou. 

Já pensando no encontro de outubro, em Fortaleza (CE), dra Luciana Rodrigues Silva lembrou aos participantes da reunião a importância de estimularem os pediatras dos seus estados a convidarem seus pacientes, com idades entre seis e 12 anos, para participar da campanha “Desenhe o seu pediatra”, recentemente lançada pela SBP, que tem como objetivo colocar em sintonia pacientes e familiares com o mundo da medicina. 

“Esse concurso é parte da campanha de valorização do pediatra e tem a proposta perceber como a criança vê o indivíduo que cuida dela”, explicou a presidente. Os interessados deverão encaminhar desenhos com a visão que têm seus médicos. 

Os melhores trabalhos serão premiados na abertura do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Os ganhadores, acompanhados de seus responsáveis, poderão fazer uma ao Beach Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. 

PARA CONHECER A ÍNTEGRA DAS REGRAS, ACESSE AQUI. 

PARTICIPANTES – Além de dra. Luciana Silva, participaram da reunião os seguintes membros da diretoria-executiva da SBP: dr. Clóvis Constantino, 1º vice-presidente; dr. Edson Liberal, 2º vice-presidente; dr. Sidnei Ferreira, secretário-geral; dra. Maria Tereza Costa, diretora financeira; dr Cláudio Hoineff (1º secretário); dra Fátima Lindoso (3ª diretora-financeira); dr Darci Bonetto (Conselho Fiscal); dr Marun David Cury (Defesa Profissional e Assuntos Parlamentares); dr. Nelson Rosário ( Relações Internacionais); dra Ana Luiza Velloso da Paz Matos (Acompanhamento das Licenças Maternidade e Paternidade); dr Fernando Barreiro (Integração Regional); dra Helita Regina Azevedo (Residência e Estágios em Pediatria); dr Joel Lamounier(Ensino e Pesquisa); dra Lilian Sadeck (Cursos e Eventos); ; dra Maria Marluce Vilela (Qualificação e Certificação Profissional); dr Paulo César Guimarães e dr Ricardo Gurgel (Congressos e Simpósios); dra Anamaria Cavalcante e Silva (Coordenação Vigilasus); dr Bruno Paes Barreto (Coordenador da Regional Norte).


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110