11/08/2022

Durante o 17º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Pneumoped) foram realizadas seis sessões da atividade “Palestras comentadas”. Nelas, os debatedores apresentaram diferentes aspectos de temas relevantes da pneumologia. A polêmica dos cigarros eletrônicos e os efeitos nocivos à saúde foi um destes temas.

A palestra conduzida pelo dr. João Paulo Becker Lotufo, representante da SBP para assuntos relacionados ao álcool e drogas, recebeu grande adesão dos congressistas. Na ocasião, o especialista trouxe dados recentes do número de mortes causadas pelos cigarros eletrônicos no Brasil.

“Estudos demonstram o quanto os jovens estão cada vez mais dependentes desses dispositivos. A quantidade de nicotina presente nos cigarros eletrônicos é exatamente igual à do tabaco. Os malefícios são os mesmos: dependência, internações, convulsões, câncer e morte”, destacou. Segundo ele, em 2015 mais de 156 mil pessoas morreram em virtude dos efeitos tardios do tabaco, somente no Brasil.

PROIBIÇÃO – A Resolução RDC 46/2012 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o comércio e a importação de qualquer dispositivo eletrônico destinado ao fumo. No entanto, os chamados cigarros eletrônicos têm sido negociados facilmente pela internet e até mesmo em lojas de rua, ganhando cada vez mais adeptos entre os jovens.

“Os dispositivos eletrônicos de entrega de nicotina vêm ganhando espaço na vida dos adolescentes. Investir na divulgação de informações claras à população, especialmente aos jovens, consiste na principal estratégia para minimizar os riscos e eventos adversos, ainda tão obscuros, que os cigarros eletrônicos podem ocasionar”, concluiu.