A 1ª vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Lilian Sadeck, participou do 20º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes, promovido pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Nesta edição, o encontro teve como tema central “Infância e Adolescência em Risco: Desafios e Combate à Violência Digital”.
Durante a cerimônia de abertura do evento, realizada no dia 29 de agosto, em São Paulo (SP), a representante da SBP, que também ocupa o cargo de 1ª secretária da filiada paulista, reforçou a importância do Fórum como espaço de defesa da vida e da integridade de crianças e adolescentes. Segundo destacou a dra. Lilian Sadeck, as mudanças sociais e tecnológicas ampliaram os riscos que hoje ameaçam a infância e a adolescência para além dos limites físicos.
“O ambiente virtual tornou-se um dos principais cenários de vulnerabilidade, impondo-nos o urgente desafio de enfrentar a violência digital e o impacto do uso nocivo das telas. Desde o cyberbullying e a exposição a conteúdos inadequados até a adesão a desafios virtuais perigosos. Todas essas dinâmicas exploram a busca natural dos jovens por pertencimento e validação, transformando a navegação na internet em um terreno de alto risco para lesões graves e até mesmo tragédias fatais”, argumentou.
No mesmo sentido, o presidente da SPSP e do 20º Fórum, dr. Sulim Abramovici, relembrou que acidentes e violências, intencionais e não intencionais, continuam representando a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes com mais de um ano de idade. Para o pediatra, que também integra o Departamento Científico de Emergência da SBP, os dados evidenciam a relevância do tema e a necessidade de reflexão para o aperfeiçoamento das práticas pediátricas e da proteção de direitos.
“Nesta edição, nos concentramos na violência digital. Crianças e adolescentes dominam a linguagem do mundo virtual com extrema facilidade técnica, mas não sabem lidar bem com os impactos emocionais, sociais e de segurança. É imperativo que todos os profissionais que atuam com a infância e a adolescência – nas áreas da saúde, educação, segurança, assistência social, psicologia e justiça – estejam preparados para lidar com inteligência artificial, redes sociais e plataformas digitais de entretenimento”, reforçou.
A mesa de abertura do Fórum contou ainda com a participação do representante da Associação Paulista de Medicina (APM) e ex-presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino; da coordenadora do Fórum e presidente do DC de Combate às Violências da SBP, dra. Renata Waksman; e da presidente do DC de Segurança da SPSP, dra. Sarah Saul.
O evento reuniu dezenas de palestrantes para discutir temas como “Impactos biopsicossociais e biológicos”, ministrado pelo também coordenador do Fórum, dr. Mário Hirschheimer, entre outros: “Exploração sexual online e grooming”, “ECA Digital”, “Cérebro em desenvolvimento e exposição digital: vulnerabilidades e danos”, “Crimes digitais: o espectro da violência digital”, “Aspectos legais e responsabilização” e mais. Para assistir ao conteúdo completo do 20º Fórum, acesse a plataforma SPSPeduca.
A proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital também estará em pauta no 42º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), que será realizado entre os dias 13 e 17 de outubro, em Belo Horizonte (MG). A partir dos debates iniciados na edição anterior do Fórum de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência da SPSP, a SBP lançou um concurso inédito voltado a estudantes de Medicina de todo o País. A iniciativa, idealizada pela coordenadora das Ligas de Pediatria da SBP, dra. Lélia Cardamone Gouvêa, convida os futuros médicos a desenvolver e enviar projetos educativos ao 42º CBP com o objetivo de fortalecer uma cultura de prevenção contra desafios perigosos da internet. Os três melhores trabalhos serão premiados.
“Engajar a comunidade acadêmica desde a graduação é reconhecer que os pediatras do presente e do futuro precisam estar instrumentalizados para diagnosticar, acolher e prevenir os agravos decorrentes do mundo digital. A prevenção de acidentes hoje passa, inevitavelmente, pela alfabetização digital e pela mediação consciente do uso da tecnologia”, explicou a 1ª vice-presidente da SBP, dra. Lilian Sadeck.