13/07/2026

O prazo para submissão de trabalhos científicos na 42ª edição do Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) foi prorrogado para 17 de julho. Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), o evento ocorrerá em Belo Horizonte (MG), entre os dias 13 e 17 de outubro.

 A submissão deverá ser efetuada obrigatoriamente por autor já inscrito no congresso e o número de autores é limitado a 15. Não há limite de resumos de um mesmo autor. 

CONFIRA AQUI TODOS OS DETALHES

Para realizar a submissão, um dos autores deve preencher as informações solicitadas em “trabalhos científicos”. Não serão aceitas inscrições de trabalhos via fax, correio, e-mail, carta ou outros meios. O texto deve ser inédito, não tendo sido apresentado em qualquer outro congresso nacional ou publicado. Os trabalhos com citação da instituição e/ou autores, marcas comerciais ou produtos, tanto no título quanto no resumo, não serão aceitos. 

Segundo o edital, o resumo deve conter até três mil caracteres, sem incluir gráficos, tabelas, imagens ou caracteres especiais. Abreviaturas e siglas devem ser explicadas na primeira vez que aparecerem no texto. Além disso, a estrutura do resumo deve seguir a seguinte ordem: Introdução, que justifica o estudo em no máximo três linhas; objetivo; métodos utilizados, sem mencionar o local de realização do estudo; resultados, que precisam estar claramente descritos; e a conclusão do estudo.

O resumo de relato de caso deve incluir ainda uma introdução, a descrição do caso, uma discussão e a conclusão. Também pode incluir palavras-chave e agradecimentos, como menção a auxílios de pesquisa e bolsas fornecidas por instituições.

A divulgação dos trabalhos aprovados e modo de apresentação será no dia 21 de agosto, no site do Congresso. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos. 

O certificado de apresentação do trabalho será online e disponibilizado no site do congresso, ao final do evento. Será emitido um certificado por trabalho, ficando o responsável por enviar uma cópia aos demais autores. Após o término do Congresso, os trabalhos apresentados ficarão disponíveis no site da SBP.