16/07/2026

Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já podem acessar quatro novos informativos do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed). Os conteúdos, enviados por e-mail durante os meses de junho e julho de 2026, abordam temas como ressuscitação cardiopulmonar pediátrica, risco cardiometabólico na adolescência, displasia broncopulmonar e síndrome de aspiração de mecônio.

O reporte semanal nº 17 tratou do tema “Lung ultrasound score ≥ 6 predicts surfactant administration decisions in meconium aspiration syndrome: a multicenter prospective study“, com participação da profa. dra. Priscila Pinheiro Ribeiro Lyra, professora associada IV de Neonatologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. O estudo multicêntrico prospectivo, realizado com 218 recém-nascidos de termo com síndrome de aspiração de mecônio (SAM), avaliou a acurácia do escore de ultrassom pulmonar (LUS) na indicação do uso de surfactante. 

Já o informativo nº 16 traz o artigo “Clinical utility of echocardiography in bronchopulmonary dysplasia: a retrospective cohort study“, comentado pelo dr. Gustavo Foronda, cardiologista pediátrico e coordenador geral da Unidade de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas do Adulto do InCor (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). O estudo de coorte retrospectivo, com 94 prematuros com menos de 32 semanas de idade gestacional, avaliou parâmetros ecocardiográficos entre recém-nascidos com e sem displasia broncopulmonar (DBP) às 36 semanas de idade gestacional corrigida. 

O reporte nº 15 aborda a pesquisa “Cardiometabolic risk in adolescents: prevalence and associated factors from a population-based survey (2008–2015)“, com análise do dr. Marcelo Riccio Facio, mestre em Saúde Coletiva e pediatra especialista em Pediatria e Medicina do Esporte. Utilizando dados do inquérito de base populacional ISA-Capital, o estudo comparou dados transversais de 2008 e 2015 e identificou alta prevalência de dislipidemia entre adolescentes (67,6%), impulsionada por baixos níveis de HDL-c, além de pressão arterial elevada e obesidade em menor proporção. O comentarista ressalta o achado de que a prática de atividade física reduziu em 52% as chances de LDL-c elevado, o que reforça a importância de um estilo de vida ativo desde a infância.

Sob o título “Shorter epinephrine dosing intervals and one-year survival after in-hospital pediatric cardiopulmonary resuscitation“, o reporte nº 14 traz comentários da dra. Sandra Lange Zaponi Melek, pediatra intensivista e membro do Departamento Científico (DC) de Medicina Intensiva Pediátrica da SBP. O estudo, conduzido com uma coorte retrospectiva de 194 pacientes pediátricos com parada cardiorrespiratória intra-hospitalar, avaliou a associação entre diferentes intervalos de administração de adrenalina e desfechos como sobrevida e prognóstico neurológico em um ano. A especialista destaca que a associação inicial entre intervalos menores que três minutos e maior sobrevida perdeu significância após o ajuste para fatores de confusão, o que reforça que a qualidade global da ressuscitação, e não apenas o timing isolado da medicação, segue sendo o principal determinante de prognóstico.

CONFIRA TODOS OS REPORTES DO JPED EM: www.sbp.com.br/especiais/reporte-semanal-jornal-de-pediatria