02/06/2026

O Grupo de Trabalho (GT) Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou mais um webinar para discutir as políticas públicas voltadas à intervenção precoce na infância. O evento on-line, aberto a todo público, foi transmitido pelo YouTube com o objetivo de estimular a integração e a troca de conhecimento entre especialistas das sociedades de pediatria dos países lusófonos.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO WEBINAR

A atividade, realizada em 12 de maio, contou com a participação dos dr. Edson Liberal, presidente da SBP, e Rosalon Caputo Pedro, vice-presidente da Sociedade Angolana de Pediatria e moderador do evento. Ambos enfatizaram que a intervenção precoce é uma das estratégias mais eficazes para promover o desenvolvimento infantil, e garantir apoio adequado às crianças com alterações no neurodesenvolvimento.

PORTUGAL – A primeira palestra foi conduzida pelo dr. José Boavida Fernandes, pediatra do neurodesenvolvimento e representante do Ministério da Saúde no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SINIPI). O especialista destacou que o cérebro atinge entre 80% e 90% do volume adulto até os três anos de idade, tornando as experiências iniciais fundamentais para o desenvolvimento saudável. 

Na oportunidade, ele apresentou também a mudança de paradigma na área, do modelo médico-reabilitador tradicional para o modelo centrado na família e nos contextos naturais, no qual profissionais atuam como facilitadores e as intervenções ocorrem nas rotinas diárias da criança. 

Além disso, falou sobre o SINIPI, estrutura articulada pelos ministérios da Saúde, da Educação e da Segurança Social, que conta com 160 Equipes Locais de Intervenção e atende crianças de zero a seis anos e suas famílias.

BRASIL – A segunda apresentação ficou a cargo do dr. Rossano Cabral Lima, psiquiatra da infância e adolescência do Brasil e membro do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBP. O especialista traçou um panorama das políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no país, destacando a Nova Linha de Cuidado lançada pelo Ministério da Saúde em 2023, que reforça o papel da Atenção Primária em Saúde na identificação precoce de atrasos no desenvolvimento. 

Na ocasião, explicitou ainda que a caderneta da criança passou a incorporar instrumentos de rastreio, como o M-CHAT-R; que o fluxo assistencial prevê encaminhamento para avaliação multiprofissional e, quando necessário, para serviços especializados. Ressaltou também o papel central dos pediatras no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com TEA, diante da escassez de psiquiatras da infância e adolescência no país, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro contou ainda com a participação da coordenadora do GT de Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa, dra. Marcela Damásio. Ao final, os especialistas responderam ainda algumas dúvidas enviadas pelos espectadores do webinar.

Acessar o conteúdo