Com programação diversificada, Congresso Brasileiro de Perinatalogia aterrissa no Rio de Janeiro, em novembro

Um dos principais e mais aguardados eventos científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) está chegando: o Congresso Brasileiro de Perinatologia. Realizado em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), a 27ª edição do encontro será realizado entre os dias 19 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro. A programação conta com 12 palestrantes internacionais e diversos experts nacionais sobre os principais temas da gestação ao período neonatal e é voltada aos profissionais de saúde que trabalham nessa área. 

“É uma oportunidade ímpar para que os pediatras encontrem os maiores professores da perinatologia mundial e possam estar por dentro do estado da arte das discussões da área. Tudo está sendo preparado com foco em temáticas diversificadas e de altíssimo nível. Vamos buscar discutir os principais avanços no cuidado materno-infantil”, destacou o presidente da SBP, dr. Edson Liberal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CURSOS – O dia 19 será dedicado aos cursos pré-congresso. Ao longo do dia, serão promovidas atividades sobre “Transporte neonatal”; “Seguimento do prematuro: Novas evidências e estratégias para melhores desfechos”; “Ecocardiografia Funcional”; “Implantação e Manuseio de Cateteres Centrais de Inserção Periférica em Recém-Nascidos”; “Curso De Assistência Ventilatória Ao Recém-Nascido”; “Desafios na Nutrição e Crescimento de Pré-termos”.

Outros cursos versam sobre “Intubação Neonatal Digital”; “Integrando CCIH e equipe assistencial para prevenção e controle das taxas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e microrganismos multirresistentes”; “O futuro da Genética clínica já chegou: Como aplicar na prática neonatal”; “Reunião técnica: Matriz de Competências e EPAs- Entrustable Professional Activities em Neonatologia nos Programas de Residência Médica em Pediatria Neonatal”; “Fórum de Políticas Públicas em Neonatologia e Perinatologia – SBP e MS-Brasil: Gestão de macroprocessos em Rede de Atenção à Saúde Materno-Feto-Neonatal-Pediátrica e microprocessos na Unidade de Perinatologia”; “Oficina de CPAP de bolhas”.

Haverá também atividade sobre “Administração de Surfactante pela técnica minimamente invasiva”; “Abordagem da via aérea difícil em neonatologia”; “Introdução a Cuidados Paliativos em Perinatologia e Neonatologia”; “Workshop UTI Neonatal Neurológica”; “Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Neonatologia”; e “Inteligência Artificial no Ensino e Pesquisa em Neonatologia”.

SAIBA MAIS DETALHES SOBRE OS CURSOS

PROGRAMAÇÃO – A partir do dia 20, os congressistas terão acesso a uma programação completa e voltada para a prática clínica, com temas que aparecem cotidianamente em seus consultórios e ambulatórios. Entre as pautas em voga estarão “Precisão no cuidado cardiovascular: da ecocardiografia funcional à hemodinâmica neonatal”; “Ecocardiografia funcional: aperfeiçoando a técnica e evitando erros”; “Processos fisiopatológicos do início da gravidez associados à déficits de visão e do desenvolvimento na infância”; “RN com condições clínicas críticas”; “Modelos clínico-assistenciais que fundamentam a perinatologia e neonatologia no contexto global”; “Inovação e tecnologia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”; e mais. 

INTERNACIONAIS – Os convidados internacionais serão os drsEduardo Bancalari (EUA); Guilherme Santanna (Canadá); Jorge Fabres (Chile); José Villar (UK); Lauren Rouss (EUA); Marc Beltempo (Canadá); Nestor Vain (Argentina); Paula Meier (EUA); Patrick Mcnamara (EUA); Roger Soll (EUA); Shahab Noori (EUA); e Stella Maris Gil (Argentina).

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI