Os próximos passos do Grupo de Trabalho Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa foram debatidos em reunião on-line, na última quinta-feira (9). No encontro, os especialistas definiram a data e o tema do próximo webinar, que abordará o diagnóstico e a abordagem das complicações da Doença Falciforme na emergência pediátrica; e agendou as primeiras ações para 2024.
Durante a reunião, foram definidas a programação científica bimensal e outros projetos de cooperação presencial ou virtual para o próximo ano. Dra. Marcela Damásio (Brasil), coordenadora do grupo, pontua que um dos objetivos de 2024 é levar o Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), que neste momento acontece em Moçambique, para a Angola. Além disso, a especialista conta que também há projetos sendo desenvolvidos para ampliar as trocas por meio da telemedicina.
“É uma enorme alegria ver esse grupo cada vez mais coeso e entusiasmado, abrindo perspectivas de trocas de experiências que beneficiam todas as crianças, recém-nascidos e adolescentes dos países de língua portuguesa”, ressalta dra. Marcela.
O encontro também contou com a participação da dra. Josefina Aparecida Pellegrini Braga (Brasil), dr. Cesar Mavacala Freitas (Angola), dra. Waldina da Silva Barbeiro (Guiné-Bissau), dra. Carla Judite Wale (Moçambique), dra. Nilza Mussagy (Moçambique) e dra. Zuleica Monteiro (Cabo Verde).
Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38PRN-SBP: 178 profissionais são treinados em Governador Valadares ...
23/06/2025 , 16:44JPed: acesse os informativos do Reporte Semanal de maio de 2025
23/06/2025 , 13:47