Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes

A saúde mental de crianças e adolescentes foi o tema central da mais recente edição do programa Famílias em Pauta. Com uma abordagem objetiva e linguagem acessível, o programa discutiu os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de transtornos mentais nessa faixa etária.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, cerca de um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, incluindo 14% dos adolescentes mundialmente. No Brasil, estima-se que quase um em cada seis adolescentes, entre 10 e 19 anos, enfrente algum transtorno mental, estando mais vulneráveis a problemas como automutilações, depressão e suicídio.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO PROGRAMA

Alguns dos tópicos destacados neste episódio foram: os impactos causados pelo uso excessivo de telas; os sinais de alerta da ansiedade e da depressão; como lidar com as frustrações e desenvolver resiliência emocional diante dos desafios da vida; qual o impacto da privação do sono no desenvolvimento emocional e cognitivo; entre outros.

O programa Famílias em Pauta, que foi ao ar no último dia 29, contou com a participação de três integrantes do Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): dr. Roberto Santoro (coordenador); dra. Gabriela Crenzel (membro); e dr. Rossano Cabral Lima (membro).