Prematuridade exige atenção e cuidados especiais desde o pré-natal, orientam pediatras no "Famílias em Pauta"

Em nova edição, o "Famílias em Pauta" aborda os principais aspectos da prematuridade, desde os cuidados iniciais até o acompanhamento após a alta hospitalar. Para esclarecer as dúvidas das famílias, o programa recebeu como convidadas a presidente do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Lícia Moreira, e a membro do DC de Aleitamento Materno da SBP, dra. Daniela Marques.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO PROGRAMA

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos no Brasil, mais de 12% dos nascimentos, o que coloca o país entre os dez com maiores índices no mundo. A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil no país e no mundo, especialmente entre os bebês que nascem antes das 34 semanas de gestação.

As causas da prematuridade, explicam as especialistas, são múltiplas e vão muito além da saúde individual. Fatores sociais e ambientais têm grande influência, como a falta de acesso a serviços de saúde, à educação, ao planejamento familiar, ao saneamento básico e à alimentação adequada.

Entre os tópicos abordados no programa estão o cuidado com o prematuro; o papel do leite materno para a alimentação do bebê prematuro; os critérios de alta; o acompanhamento do prematuro após a alta; a importância dos Bancos de Leite Humano para a nutrição dos prematuros; e mais.