O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, e a diretora secretária-geral da entidade, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, reuniram-se nesta quarta-feira (26), em Brasília, com o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, e o secretário executivo da instituição, Mauro Junqueira. O encontro representa mais um avanço na possível cooperação técnica entre SBP e Conasems para a valorização da Pediatria nos municípios brasileiros.
Na oportunidade, o presidente da SBP entregou aos representantes do Conasems um resumo da Carta de Recife, documento que sintetiza os anseios dos pediatras de todo o País e que pede o fortalecimento e reorganizar do cuidado destinado à infância e à adolescência. “Concordamos que as diferenças de realidades desse Brasil são muito grandes, e é óbvio que ambas as instituições têm um olhar atento para os pequenos municípios. Conversamos sobre a possibilidade de construir um projeto que possa, desde já, favorecer essas cidades menores”, relatou o dr. Edson Liberal.
Durante o encontro, os representantes da SBP apresentaram argumentos técnicos sobre a relevância da especialidade para qualificar o cuidado integral de crianças e adolescentes no primeiro nível de atenção. “Foi uma agenda produtiva, com uma densidade de construção técnica, institucional, política e histórica fundamental para reatar esse diálogo que já havíamos iniciado anteriormente, sobre a possibilidade de um termo de cooperação técnica”, lembrou a dra. Maria Tereza.
O presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, complementou: “Discutimos algumas iniciativas para levar essa importância dos pediatras para os 5.570 municípios brasileiros, independentemente do porte e da localização, trabalhando com capacitação e aperfeiçoamento desses profissionais, para estarem mais seguros na tomada de decisão, dando a certeza de uma assistência de qualidade para toda a população”.
Defesa da Pediatria - A reunião também integrou o conjunto de ações institucionais em curso pela SBP para reforçar a valorização da Pediatria na rede de atenção à saúde dos municípios brasileiros. Nesse processo, a entidade tem buscado dialogar com gestores e instituições parceiras para ampliar espaços de participação técnica e colaborar na qualificação das equipes locais.
Como parte desse esforço, a SBP e suas 27 filiadas também realizarão, no próximo domingo, 30 de novembro, uma mobilização nacional voltada à sensibilização de gestores e da sociedade sobre a importância do cuidado pediátrico desde o primeiro contato no sistema de saúde. Sob o lema “Pediatra na Atenção Primária: cuidado desde o primeiro contato”, a ação é mais uma iniciativa no escopo da defesa da Pediatria e ocorrerá em diversas cidades do País, com atividades públicas de orientação e conscientização.
Álcool também é prejudicial para a gestante e o recém-nascido
27/11/2025 , 08:03
Diagnóstico tardio reduz chance de cura do câncer infantojuvenil ...
26/11/2025 , 16:16
SBP e Soperj promovem atividade funcional, tenda de imunização e ...
25/11/2025 , 09:42
Pediatras organizam ato nacional em defesa do atendimento qualifi...
24/11/2025 , 16:26
PEDCAST SBP: "Uso de canetas para obesidade em crianças e adolesc...
24/11/2025 , 16:09
Emoção e resgate histórico da neonatologia marcam a abertura do 2...
24/11/2025 , 10:40