Uma iniciativa inédita no Brasil em prol do aleitamento materno foi criada em Cuiabá (MT). Trata-se do primeiro drive thru de leite humano em funcionamento no País, idealizado pelo Projeto Via Láctea, instituição filantrópica coordenada pelos drs. Aroldo Peixoto e sua esposa, dra. Isa Keila, ambos integrantes do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape).
O presidente da Somape, dr. Rubem Couto, ressaltou que a filiada da Sociedade Brasileira de de Pediatria (SBP) apoia a iniciativa do Projeto Via Láctea, uma vez que “o drive thru trará benefícios grandiosos para as crianças de Cuiabá”. O serviço foi inaugurado na segunda-feira (28) e está instalado dentro do Hospital Santa Helena, na capital do Estado. Ele funcionará como mais um ponto de apoio para facilitar a doação de leite humano.
“A ideia surgiu no intuito de facilitar esse processo, pois a unidade ainda não possui banco de leite humano. Esse projeto ajudará um maior número de recém-nascidos, que poderão se beneficiar desse alimento e dar apoio à mãe, por alguma razão impossibilitadas de amamentar”, frisou a dra. Isa.
Segundo o dr. Aroldo, as doações de leite materno serão levadas para os bancos de leite do Hospital Geral Universitário de Cuiabá e do Hospital Júlio Müller, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). “Os benefícios do aleitamento materno são inquestionáveis. Ao doar o leite materno, as mães que estão amamentando poderão ajudar outras crianças a se beneficiarem dessa importante fonte de alimentação”, observou.
Serviço:
Como funciona – O Drive Thru de Leite Humano é um local de fácil acesso para entrega da doação de leite materno e frascos de vidro, que possui também um espaço para profissionais capacitados que ajudarão as mães a terem sucesso na amamentação.
Por que doar leite? – Cientificamente comprovado, o leite materno ajuda a vida de recém-nascidos prematuros e de baixo peso (abaixo de 2,5kg) internados, que não podem ser amamentados pela própria mãe. Quem pode doar? – Todas as mães saudáveis que estejam amamentando.
Como armazenar? – Após realizar a ordenha em frasco de vidro esterilizado, manter em freezer por até 10 dias, pois o leite só pode ser pasteurizado até o 15º dia após a ordenha.
Como transportar? – O leite deve chegar congelado, portanto, deve ser transportado em bolsa/caixa térmica ou isopor, de preferência com gelos.
Se a mãe doa leite, irá faltar para o filho? – Não, quanto mais a mãe ordenhar mais leite irá produzir. É importante sempre ordenhar para doação após amamentar o filho.
Qual o tipo de frasco pode doar? – Qualquer frasco de vidro, de preferência com tampa plástica. Endereço de entrega – Hospital Santa Helena, na Rua Presidente Marques, bairro Santa Helena, Cuiabá (MT). Horário de funcionamento – Segunda à sexta-feira, das 7h às 12h, e das 14h às 19h.
Imunização na Gestação, Pré-Concepção e Puerpério - 2025
08/08/2025 , 08:14Abertura do 5º Dermaped destaca a importância do diálogo entre pe...
07/08/2025 , 15:02Pneumologista pediátrica do DC da SBP é a entrevistada desta ediç...
06/08/2025 , 13:08SBP e ABP parabenizam Sabará Hospital Infantil por conquista de s...
05/08/2025 , 17:46Em Carta Aberta, SBP pede ampliação da licença-paternidade e apon...
05/08/2025 , 14:31Vulvovaginites na Infância e Adolescência – Atualização –
05/08/2025 , 13:56