Cuidados com a alimentação infantil é tema da nova edição do Famílias em Pauta

O que fazer quando a criança não quer comer frutas, legumes e verduras? Por que é tão importante estimular a autonomia do seu filho na elaboração do cardápio e na escolha dos ingredientes? Como retirar os alimentos desbalanceados da refeição? Essas e outras questões que envolvem os cuidados com a alimentação infantil são abordadas na nova edição do Programa Famílias em Pauta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO PROGRAMA

Para falar sobre o tema, participaram a dra. Elza Daniel de Mello, membro do Departamento Científico (DC) de Nutrologia da SBP; o dr. Tadeu Fernandes, presidente do DC Pediatria Ambulatorial da SBP; e dra. Marise Tófoli, membro do DC de Gastroenterologia da SBP. No programa, os convidados também abordaram a alergia alimentar, constipação, dieta vegana, desnutrição e orientaram sobre como a família pode colaborar para que a criança tenha uma boa relação com os alimentos.

Resultados do último Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) mostram que oito entre dez crianças brasileiras menores de 5 anos já estão consumindo alimentos ultraprocessados – aqueles com alta concentração de sal, açúcar, gorduras e corantes. “A criança não só está consumindo o alimento errado, mas deixando de consumir o alimento correto. Preocupa ver as crianças consumindo refrigerantes, sucos artificiais. Esses são erros preocupantes”, frisou o dr. Tadeu. Para a SBP, as crianças com desnutrição no início da vida podem apresentar prejuízo do desenvolvimento neuropsicomotor e aumento do risco de desenvolver diabetes, hipertensão e obesidade no futuro. 

PROGRAMAS ANTERIORES – Nas edições anteriores, o Famílias em Pauta também debateu outros temas relevantes para a sociedade. Todos os episódios podem ser acessados gratuitamente por aqui. Para aumentar a interação com o público, o programa abre espaço para a participação de pais e/ou cuidadores, que podem enviar suas dúvidas sobre cada um dos temas abordados nas edições através do e-mail [email protected]