A realização de curso prático a fim de estimular a educação sem violência é um dos planos de ação para esse ano da Rede Não Bata, Eduque (RNBE), que conta com participação da SBP no grupo gestor. “O material vai incorporar novos temas a partir das publicações mais recentes sobre Desenvolvimento e Comportamento das crianças e adolescentes, conforme decidido em reunião virtual, em janeiro”, informa Rachel Niskier, assessora para campanhas da SBP.
As oficinas, direcionadas às famílias e abordando os aspectos do crescimento e desenvolvimento, serão realizadas em forma de “rodas de conversa”. O planejamento ocorrerá de acordo com a demanda espontânea das entidades simpatizantes do tema. “As filiadas da SBP podem fazer a solicitação para o seu estado”, salienta a dra. Rachel. O projeto conta com recursos internacionais da ONG Save the Children.
Metas até 2020
A reunião de planejamento estratégico da RNBE ocorrida em setembro passado traçou as metas para os próximos cinco anos. Entre as ações propostas está o reforço das comissões nos estados, a elaboração e divulgação do material informativo sobre a Lei 13.010/2014, seminários abordando as competências das instituições do Sistema de Garantia de Direitos para implementação de políticas públicas, entre outros.
“Sempre nos reportamos à Lei Menino Bernardo para mostrar sua importância na mudança cultural que precisa ocorrer nas famílias para a educação dos filhos. O ato de violência desrespeita os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Infelizmente ainda ocorre em muitos lares brasileiros e a Lei nos motiva a trabalhar, contribuir para uma nova realidade”, frisa Rachel Niskier.
A pediatra reforça que a proposta da Rede caminha ao lado da campanha “Violência é covardia. As marcas ficam na sociedade”, desenvolvida desde o ano 2000 pela SBP. “Trabalhamos com um enfoque positivo, não com a culpabilização dos pais, reconhecemos que a educação dos filhos é uma tarefa difícil e complexa. A Rede propõe atitudes educativas – que não utilizam a violência física e/ou psicológica – e que promovem o desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos de forma saudável e participativa” explica a dra. Rachel Niskier, lembrando que o site Conversando com o Pediatra traz diversas orientações aos pais.
A Rede Não Bata, Eduque é formada por várias instituições: Promundo, Proteger, Themis Assessoria Jurídica, Fundação Xuxa Meneghel, Instituto NOOS, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca–RJ), Andi Comunicação e Direitos, Plan Internacional, Abrinq e SBP.
Cosméticos para crianças e adolescentes: conheça as orientações d...
22/07/2025 , 09:51Presidente da SBP visita sede da AMB e reforça a importância da r...
21/07/2025 , 18:58PED CAST SBP: "Seu filho consome cafeína? Conheça os riscos desse...
21/07/2025 , 14:27Comissão Científica do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia ...
18/07/2025 , 15:42Confira os novos reportes disponíveis do JPED
17/07/2025 , 14:25SBP realiza visita ao CFM para ampliar diálogo em defesa da saúde...
16/07/2025 , 19:45