A professora dra. Virgínia Resende Silva Weffort (MG), tomou posse na Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Ela passa a ocupar a cadeira de número 7, que tem como Patrono o Prof. Dr. Raul Moreira da Silva (RS), que até recentemente era do Prof. Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia (RS). A solenidade aconteceu durante a Assembleia Extraordinária da ABP, ocorrida na última semana, em Florianópolis (SC), durante o 23º Fórum da ABP e o 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia.
“Como pediatra, estar na Academia é estar junto dos pediatras que foram e são referência para minha formação. São colegas que transformaram e fortaleceram a pediatria”, disse dra. Virgínia, durante seu discurso. Para ela, integrar a ABP é a realização de um sonho. “Eu vislumbrava um dia entrar para a Academia, uma vez que, para mim, esta representa dar continuidade ao trabalho que desenvolvi até hoje, na universidade e na SBP. Significa estar junto às minhas referências em pediatria”, destacou.
Nascida em Uberaba, dra. Virgínia Weffort formou-se em Medicina na Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM), com mestrado e doutorado na área de pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), com área de atuação em nutrologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
É professora associada no Departamento de Pediatria da UFTM, em Uberaba, Instituição na qual também já foi Coordenadora de Graduação, pró-reitora de extensão por oito anos, coordenadora de Departamento, supervisora do programa de residência entre outras atividades.
Na SBP, a especialista atualmente é coordenadora do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) e do EAD em Nutrologia. Também já atuou como 3ª secretária, coordenadora de graduação, coordenadora de áreas de atuação e três vezes presidente do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica.
Presidente da SBP reforça o papel do pediatra na comunicação com ...
10/06/2025 , 17:41PRN-SBP capacita mais de 50 parteiras tradicionais no Maranhão
10/06/2025 , 16:27Evento no Rio debate educação e proteção de crianças e adolescent...
10/06/2025 , 14:26Famílias em pauta: novo episódio discute primeiros socorros nas e...
10/06/2025 , 14:22PED CAST SBP: "Dia Mundial da Imunização"
09/06/2025 , 16:40Em julho, Belo Horizonte será palco do 18º Congresso Brasileiro d...
06/06/2025 , 16:44