Encontro entre diretores, Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP define próximas ações da Pediatria

Com 93 participantes, a primeira reunião entre a diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e os presidentes e secretários dos Departamentos Científicos e coordenadores dos Grupos de Trabalho ocorreu no último sábado (12). Na pauta, a apresentação das atribuições destes para o andamento do trabalho nesta gestão e também a discussão sobre temas para eventos científicos previstos para 2023, além da programação do 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá em outubro de 2024, em Florianópolis (SC). Durante o encontro, os presidentes dos DC's e coordenadores dos GT's compartilharam ainda as iniciativas e atividades mais relevantes desenvolvidas em prol da pediatria brasileira.

CONHEÇA AQUI A LISTA DOS NOVOS MEMBROS DOS DCs E GTs.

O presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, abriu o encontro online frisando a importância dos Departamentos Científicos e dos Grupos de Trabalho para o andamento das atividades científicas da instituição. Para ele, a produção científica da SBP norteia os pediatras na melhor condução de atendimento e tratamento dos pacientes pediátricos. “Em um mundo onde há tanta desigualdade social, com tantas crianças, e até mesmo adultos sem vacinas, quanto mais colaborarmos para a saúde das crianças e adolescentes melhor será nossa evolução”, disse. 

Na sequência, o diretor científico da SBP, dr. Dirceu Solé, falou sobre a criação da Diretoria Científica na atual gestão, em que destacou a atuação de seu par, dra. Luciana Rodrigues Silva, como diretora adjunta. Juntos, garantiu o dr. Solé, eles continuarão o trabalho exitoso junto aos Departamentos Científicos e dos Grupos de Trabalho para a produção de novos documentos científicos e na atualização dos materiais já lançados.

A dra. Luciana Rodrigues Silva reforçou também que é preciso haver interação entre os Departamentos Científicos e os Grupos de Trabalho para os temas em comum. Ela ressaltou que a produção dos documentos científicos deve ser voltada tanto para o pediatra especialista quanto para o pediatra geral. Citou também a relevância da produção de consensos e diretrizes em conjunto com outras sociedades médicas de especialidade.

Outro ponto abordado pelo dr. Dirceu foi a apresentação dos livros que serão lançados ainda nesta gestão: Tratado de Medicina, em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB); Imunobiológicos em Pediatria, em fase de elaboração; Microbioma e a Pediatria, em fase de elaboração; e a terceira edição de “Filhos: até 24 meses”, cuja revisão já está finalizada.

CANDIDATURA 42º CBP – A diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lílian Sadeck, apresentou as normas para as filiadas se candidatarem para sediar o 42º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em 2026. “As filiadas que queiram se candidatar como cidade sede do CBP 2026 poderão enviar suas solicitações para avaliação da diretoria de Cursos e Eventos, diretoria científica e diretoria executiva. A definição será feita pelo Conselho Superior por meio de votação”, explicou.

Ela também mencionou sobre os congressos e simpósios de especialidade e como se dá o processo de organização dos eventos entre a SBP e as filiadas, tais como a definição do espaço, montagem da grade científica, hotelaria e emissão de passagens aéreas, palestrantes, patrocínios, entre outros. A dra. Lílian solicitou às filiadas que sediarão os eventos de especialidade de 2023 e aos departamentos científicos os temários para serem colocados nos sites dos eventos.

FOCO NA POPULAÇÃO – O 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, reforçou que a atual gestão tem como princípio ser, cada vez mais, fonte confiável de informação para a população brasileira. Para isto, o trabalho está focado na produção de conteúdo lúdico voltado aos pais, cuidadores e educadores.

“Iniciamos na gestão da dra. Luciana um trabalho forte junto à população, com nossos especialistas dos Departamentos Científicos e dos Grupos de Trabalho participando ativamente em entrevistas à imprensa, fortalecendo a imagem e o posicionamento institucional. Agora, nosso intuito é que a população tenha a SBP como referência na busca de informações confiáveis no que está relacionada à saúde das nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Em seguida, dr. Edson apresentou dados do crescimento da audiência do site Pediatria para Famílias, que até o momento já obteve quase 6 milhões de acessos, desde a estreia, em 2018, e do programa Famílias em Pauta, cuja audiência no YouTube e redes sociais já alcançou mais de 90 mil contas. Ele destacou e agradeceu aos membros dos Departamentos Científicos e dos Grupos de Trabalho pela importante atuação na produção e na revisão dos conteúdos para o site e na participação ativa nas entrevistas para o programa da SBP. 

“Essas iniciativas deram certo, conforme mostram os dados de crescimento. Agora, queremos ampliar ainda mais. Estamos trabalhando para o aumento do engajamento do Pediatria para Famílias e para o crescimento da audiência do Famílias em Pauta nas redes sociais por meio do impulsionamento, que permitirá alcançarmos os pais, especialmente os mais jovens, no Brasil inteiro. E para que isso ocorra, precisamos muito da ajuda e esforço de todos vocês”, finalizou.