Uma das queixas mais frequentes nos atendimentos ambulatoriais e de emergência, a febre é o principal sintoma de 20% a 30% das consultas pediátricas. Para atualizar os pediatras sobre o tema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu um webmeeting aberto ao público, no último dia 6.
Na oportunidade, ocorreu o lançamento do documento científico “Manejo da Febre Aguda”, com a participação de especialistas para discutirem os principais pontos e conceitos sobre o sintoma. A transmissão foi moderada pelo dr. Samir Buanain Kassar, membro do Departamento Científico (DC) de Pediatria Ambulatorial da SBP.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA
Para abordar os aspectos mais importantes sobre a condução da criança febril, o presidente do DC de Pediatria Ambulatorial, dr. Tadeu Fernando Fernandes, conduziu a primeira palestra da live. O especialista explicou a definição, fisiopatologia, as diferenças da febre com a hipertemia e os métodos para o tratamento. Ele ainda destacou que, apesar do desconforto que o sintoma gera nas crianças, não se pode ter medo da febre.
“É importante que os pediatras guardem essa frase: febre não é doença, é um sinal! Não fiquem na febrefobia da mãe e cuidado para não hipermedicar o paciente. O sintoma é nosso amigo pois o sistema imune inato, nossas defesas, está sendo ativado”, pontuou.
Em seguida, o presidente do DC de Infectologia da entidade, dr. Marco Aurélio Sáfadi, ressaltou que a febre nem sempre precisa de uma intervenção medicamentosa e que o sintoma pode contribuir com o combate de infecções.
“É perfeitamente possível uma observação da temperatura sem a necessidade imediata de intervenção. Acho sensata essa orientação e uso no meu dia a dia medicar a temperatura sendo guiado pelo grau de desconforto, do que pelo nível da temperatura”, explicou o especialista.
No final da transmissão, os especialistas realizaram uma sessão de perguntas e respostas para o público tirar as dúvidas sobre o tema, referentes ao uso adequado de antitérmicos e formas de reduzir o desconforto provocado pela febre nas crianças.
Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:42