Está disponível o primeiro módulo do novo ciclo do Pronap

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) liberou nesta semana o primeiro módulo do novo ciclo (n º XXII) do Programa Nacional de Educação Continuada (Pronap). Neste fascículo, são abordados temas da Nutrologia, com ênfase em aspectos relacionados à obesidade infantojuvenil, sendo eles: “Orientações práticas para o tratamento da criança e do adolescente”; “Vitamina D” e “Dislipidemia”. Elaborado para promover o aperfeiçoamento contínuo dos pediatras, o Pronap fornece a cada trimestre um volume de estudo (impresso ou eletrônico) desenvolvido com base em métodos pedagógicos de estímulo para o autoaprendizado.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA DO PROGRAMA E FAZER SUA INSCRIÇÃO

No ciclo nº  XXII, além de revisões sobre Nutrologia, cada fascículo apresentará três temas de atualização sobre Infectologia (“sífilis congênita”, “coqueluche” e “SIDA em adolescentes”); Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento (“comunicação, cognição e desenvolvimento motor nos primeiros mil dias de vida da criança”); e Hepatologia (“diagnóstico e tratamento de colestase na infância”, “hepatites virais” e “doenças raras com comprometimento hepático”).

O intuito do método sequencial e dividido por áreas é facilitar a reciclagem de conhecimentos dos especialistas - seja individualmente ou em grupo -, no momento e local que forem mais oportunos. O principal diferencial do curso em relação a outros modelos está justamente na alta qualidade científica do conteúdo disponibilizado e na possibilidade de autoavaliação

O material impresso traz os assuntos mais recentes e relevantes, chancelados pelos Departamentos Científicos da SBP. Além disso, cada um dos módulos possui pré e pós-testes para aferir conhecimentos. O objetivo é fornecer ao pediatra a possibilidade de focar seu estudo nos pontos em que encontrar mais dificuldades.

Ao final de cada ciclo, com duração de um ano cada, os inscritos participam de um processo de avaliação que, no caso de obterem suficiência, lhes confere um certificado. Após cumprir três ciclos, num intervalo máximo de cinco anos, o assinante do Pronap recebe um diploma. A pontuação adquirida no decorrer dos ciclos é contabilizada pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), válida para a emissão do Certificado de Atualização Profissional (CAP).

Conforme salientam os coordenados do Pronap, todos os módulos são desenvolvidos pensando na rotina de atendimentos do pediatra, em função da velociade de evolução da Medicina e constante necessidade de estudo dos profissionais de saúde. O conteúdo do Programa mantém os pediatras em consonância com as práticas mais atuais e melhores evidências científicas. São responsáveis pela condução do Pronap os drs. Fernanda Ceragioli, Túlio Konstantyner e Cláudia Bezerra de Almeida.

INSCRIÇÕES – Por ser um Programa com fluxo ininterrupto, novos assinantes podem ser incluídos no decorrer de cada ciclo. Nesse caso, a SBP realizará o envio dos módulos já divulgados no ciclo vigente, por e-mail ou Correios, aos novos participantes.

Para participar do Pronap, os associados adimplentes devem entrar em contato com a secretaria-executiva do Programa, através do telefone (11) 3068-8595, e efetuar o pagamento da inscrição por meio de depósito em conta corrente registrada no nome da Sociedade Brasileira de Pediatria. Mais informações em pronap@sbp.com.br ou fsbp@sbp.com.br.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520