Filiadas da SBP promovem ações para celebrar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Em diversos estados, as filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizarão uma série de atividades que visam promover a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que começa oficialmente a partir do dia 1º de fevereiro.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 4 de janeiro deste ano, a Lei 13.798/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, acrescenta a iniciativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez na adolescência.

O ECA define como criança aquelas que têm até 12 anos incompletos e como adolescente quem tem idade entre 12 e 18 anos. A oficialização da data, que será celebrada anualmente, foi proposta em 2010 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

“Convidamos todas as filiadas da SBP e os 37 mil pediatras brasileiros a se engajarem e a contribuírem para que o tema esteja presente no dia a dia do consultório, estreitando laços entre familiares, estimulando diálogos e, mais do que isso, promovendo uma adolescência saudável e feliz”, conclama a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Confira abaixo a programação das filiadas nos estados:

ALAGOAS – Uma série de ações será realizada pela Sociedade Alagoana de Pediatria (Sapal) durante todo o mês de fevereiro. Nas redes sociais, a filiada divulgará informações de interesse público sobre o tema, sempre usando as hashtags #GravideznaAdolescência #Previna-se.

Além de um seminário e um ciclo de palestras (7 e 8 de fevereiro) sobre a prevenção da gravidez na adolescência, a entidade organizará uma “Roda de Conversa” com os especialistas (12/2) e uma “Blitz” (15/2) em sinais de trânsito de Maceió, com a entrega de flyers alusivos ao tema.

Outras informações sobre as atividades alusivas à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência estarão disponíveis em http://www.sapal.com.br.

AMAZONAS – O I Fórum Amazonense de Prevenção da Gravidez na Adolescência será no dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam).

O evento, realizado pela Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) em parceria com o Cremam e a Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (ASSAGO), será voltado aos médicos e acadêmicos de Medicina, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (92) 3184-4614/9-9142-2700.

BAHIA – A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promoverá “Rodas de conversa”, nos dias 7 e 11 de fevereiro, como parte das ações de educação e conscientização pela Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

No dia 7, às 11h, a ação acontecerá no Ambulatório Materno-Infantil Nelson Barros, que funciona dentro do prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus.Outra Roda de Conversa com foco na prevenção da gravidez indesejada acontecerá no dia 11, às 9h, no auditório do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).

As atividades da Sobape acontecem em parceria com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia), Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Outras informações no site http://www.sobape.com.br

CEARÁ – A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) realizará no dia 1º de fevereiro, das 14h às 16h, o I Fórum Temático Socep 2019 com o tema “Gravidez na hora certa – protagonismo juvenil”, na sede da instituição. Serão realizadas exposições dialogadas e trabalhos em grupo com especialistas locais que ajudarão a esclarecer e a como orientar jovens adolescentes.

O evento é realizado pela Socep em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO), Associação Brasileira de Enfermagem: seção Ceará (ABEn-CE), Centro Universitário Christus (Unichristus) e a Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACeMFC).

DISTRITO FEDERAL – Em Brasília, a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB), realizará todas as quartas-feiras do mês de fevereiro atividades sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A programação englobará “Roda de conversas” com mães adolescentes e não adolescentes (equipe multidisciplinar) pela manhã no ambulatório do HUB. Outra atividade será a realização de um trabalho em grupo com mães e pais adolescentes com o tema “Filhos de mães adolescentes principiantes”. Uma palestra noturna para médicos residentes sobre o tema será patrocinada pela filiada.

O HUB fica no endereço SGAN 605, Av. L2 Norte, em Brasília (DF). Mais informações pelo site http://spdf.com.br.

MARANHÃO – A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), em parceria com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Maranhão (SOGIMA), realizará no dia 7 de fevereiro o I Fórum sobre Gravidez na Adolescência do Maranhão, no Conselho Federal de Medicina do Maranhão, na Rua Carutapera, 2, Quadra 37B, bairro Jardim Renascença II, em São Luís.

Na oportunidade, serão promovidos debates, ação social e palestras, que buscarão responder a seguinte questão: é possível prevenir a gravidez na adolescência? Além da visão do pediatra, serão apresentadas também as perspectivas dos psicólogos, da Justiça, e do Poder Público sobre a questão. Mais informações em (98) 3222-5272/3231-2422, das 8h às 14h.

MATO GROSSO – O Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM-MT), com o apoio da Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape), Sociedade Matogrossense de Ginecologia e Obstetrícia (Somago), Academia de Medicina do Mato Grosso, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), realizará no dia 8 de fevereiro, às 19h, no auditório do CRM-MT, a mesa-redonda “Gravidez na Adolescência: compreendendo e acolhendo para prevenir”.

As palestras abordarão os temas “Visão Epidemiológica atual da gravidez na adolescência”, com o dr. Luis Menechino, da Secretaria Estadual de Saúde; “O papel do pediatra na prevenção da gravidez na adolescência”, com a dra. Alda Elizabeth Azevedo, presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); “Aspectos obstétricos e contracepção da gravidez na adolescência”, conduzida pela dra. Zuleide Cabral, da SOGIA-BR, Somago e Febrasgo; e “Aspectos legais da contracepção na adolescência”, ministrada pela dra. Helen Rezende, da assessoria jurídica do CRM-MT. O evento é aberto ao público. Informações pelo telefone (65) 3612-5440.

MATO GROSSO DO SUL – No dia 6 de fevereiro, a Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS), com o apoio da Câmara Municipal de Dourados, realizará o I Curso de Capacitação Sul Matogrossense na Prevenção da Gravidez na Adolescência, direcionado aos profissionais de saúde, educação, assistência social e demais profissionais que prestam assistência ao adolescente. Os temas abordados serão “Características epidemiológicas da gravidez na adolescência”; “Momento ideal na indicação de contracepção”; “Contracepção na adolescência: atualização” e “Repercussões emocionais da gestação nos adolescentes (ambos os sexos)’. O evento acontecerá das 7h30 às 11h, na Câmara Municipal.

MINAS GERAIS – No dia 1º de fevereiro, de 13h às 18h, no Teatro Oromar Moreira (Avenida João Pinheiro, 161, Centro, Belo Horizonte), acontece o I Fórum Mineiro de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Na oportunidade, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) se unirão para debater sobre a nova lei com médicos, residentes, estudantes de medicina, demais profissionais da área de saúde, e educadores.

Especialistas abordarão quatro temáticas: Contracepção na adolescência; Aspectos psicossociais da gravidez na adolescência; Peculiaridades do pré-natal da adolescente; Aspectos ético-legais do atendimento ao adolescente.

O evento é gratuito e é necessária inscrição prévia por e-mail: sogimig@sogimig.org.br ou smp@smp.org.br.

PARÁ – A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), com o apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM-PA) e o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) realizará no dia 13 de fevereiro, das 14h às 17h, o I Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência.Os temas debatidos abordarão o “Panorama da gravidez na adolescência no Brasil e no Pará”; “Prevenção da sífilis congênita nos recém-nascidos de mães adolescentes no Pará”; e “Estratégias para prevenção da gravidez na adolescência no Estado”. O evento é gratuito e será realizado no auditório do CRM-PA. Informações e inscrições: (91) 3249-9111/98136-5400.

PARANÁ - No dia 1º de fevereiro, das 10h30 às 12h, será realizada uma conferência sobre a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, no auditório do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Rua Padre Camargo, 280, 1º andar, em Curitiba. As inscrições devem ser feitas no site: https://www.eventbride.com.br/e/conferencia-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-tickets-55450652394

Já no dia 5 de fevereiro, a partir das 20h, ocorrerá o Fórum sobre Gravidez na Adolescência, no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), na Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre. Entre os temas abordados estão a “Epidemiologia no Paraná”; “Aspectos na Saúde”; “Educação Sexual”; “Contracepção – aspectos éticos e legais”; e “Métodos contraceptivos na adolescência”. Confira a programação e faça sua inscrição: https://goo.gl/6qtb26

Ambos os eventos são voltados aos estudantes e profissionais da Saúde e Educação e público em geral.

PERNAMBUCO – No dia 2 de fevereiro, a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), com o apoio da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia (SOGOPE), realizará o Café com Especialista, com a temática “Gravidez na adolescência: prevenção acima de tudo”. O evento acontecerá no Pobre Juan, no Shopping Rio Mar Recife, a partir das 8h, na capital.

Para debater o assunto, foram convidadas as dras. Leila Katz, que abordará a visão do Obstetra; e Betinha Fernandes, com a visão Psicossocial. As inscrições devem ser feitas na Sopepe pelos telefones (81) 3231-4413 ou 3243-5063.

RIO DE JANEIRO – A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) e a Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia), realizará também no dia 1º de fevereiro, das 8h30 às 12h, o fórum “A prevenção da gravidez na adolescência em visão ampliada”.

As palestras debaterão os temas: “Nascidos vivos de gestantes menores de 14 anos de idade no Brasil – 2015/2016”, com a dra. Denise Monteiro; “A atuação do pediatra na prevenção da gravidez em adolescentes”, conduzida pela dra. Flávia Barcelos; e “Aspectos psicológicos e socioculturais da gravidez na adolescência – O que a equipe de saúde pode fazer”, ministrada pelo dr. Roberto Santoro.

O evento será realizado no auditório do Cremerj, na Praia de Botafogo, 228, lojas 103 a 106, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

RORAIMA – A Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) promoverá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro uma série de palestras educativas nas escolas estaduais de ensino médio da capital Boa Vista. Também no dia 1º, acontecerá o I Fórum Roraimense de Prevenção a Gravidez na Adolescência, com a dra. Mariângela de Medeiros Barbosa (PB).

O evento, idealizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) e a Associação dos Ginecologistas e Obstetrícia de Roraima (ASGORR), será realizado no auditório do Conselho, na Avenida Ville Roy, 4.153, Bairro Canarinho, das 8h30 às 13h. Na ocasião, serão ministradas palestras temáticas sobre o tema.

SANTA CATARINA – Em Florianópolis, a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) – em parceria com a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina (SOGISC), o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Associação Catarinense de Medicina da Família e Comunidade (ACMFC) e a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) – realizará o I Fórum Catarinense de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento será no dia 1º de fevereiro, das 14h às 17h, no auditório do CRM-SC, na Rodovia José Carlos Daux, SC 401, 3854 – Km 4 – no bairro Saco Grande.

Serão ministradas quatro palestras: “Panorama atual da gravidez na adolescência”; “Estratégias para a prevenção da gravides na adolescência”; “Educação Sexual: desafio no processo adolescer”; e “Gravidez na adolescência: riscos para a saúde mental de mães e crianças”.

SÃO PAULO – A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) vem apoiando a iniciativa de prevenção da gravidez na adolescência por meio do Blog Pediatra Orienta. Nele é possível encontrar artigos que esclarecem e orientam pediatras e a população em geral sobre diversos assuntos. Recentemente, a filiada da SBP realizou o Fórum de Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Adolescentes – atividade sexual abaixo dos 14 anos, onde foram debatidos diversos tópicos relacionados a prevenção da gestação na adolescência. O evento foi organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos e pelo Departamento Científico de Adolescência da SPSP. 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520