As dificuldades de aprendizagem na infância serão abordadas na nova edição do podcast da revista Residência Pediátrica (RP) desta quinta-feira (16). O tema será abordado pela neurologista pediátrica dra. Flávia Nardes, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Segundo a especialista, são diversos os fatores que influenciam a aprendizagem, tais como afetivo-emocional, social, e nas independências vividas diariamente.
OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PODCAST.
Ela pontua que se trata de um tema que vai muito além dos limites da escola. “Essa é uma queixa muito frequente nos ambulatórios de pediatria, quando a criança está na faixa dos sete anos de idade, fase em que adquiri a alfabetização e progride nos conceitos matemáticos. Os diagnósticos diferenciais são muito variados. É necessário que tenhamos uma abordagem investigativa de história, tanto com a criança quanto com a escola”, explica a especialista.
No programa, dra. Flávia aborda ainda sobre a dislexia (distúrbio específico da aprendizagem relacionado à leitura) e a decodificação da linguagem escrita; a discalculia, dificuldade específica para cálculos matemáticos; e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), no qual se verifica a impulsividade e desatenção.
“São essas características de comportamento que, muitas vezes, vem prejudicar o aprendizado na escola e não consegue completar o processo da aprendizagem”, frisa. A especialista também aborda os distúrbios de aprendizagem não-verbais, os quais só são possíveis de serem identificados por meio dos testes neuropsicológicos.
PRÓXIMO PROGRAMA – Na próxima semana, o podcast da RP abordará os distúrbios psiquiátricos, cuja temática será conduzida pela dra. Ana Soares Bentes. Outros programas estão sendo produzidos.
VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS PUBLICADOS:
Em reunião, SBP e SBMFC conversam sobre estratégias para fortalec...
26/08/2025 , 17:01PEDCAST SBP: "Proteção legal da amamentação"
25/08/2025 , 17:31Famílias em Pauta traz episódio especial sobre o Agosto Dourado 2...
22/08/2025 , 10:48RP Convida recebe o dr. Jandrei Markus, presidente do Departament...
21/08/2025 , 17:04Com avanço do sarampo nas Américas, SBP lança documento científic...
21/08/2025 , 17:03GT dos Países de Língua Portuguesa promove webinar para debater c...
21/08/2025 , 17:01