As dificuldades de aprendizagem na infância serão abordadas na nova edição do podcast da revista Residência Pediátrica (RP) desta quinta-feira (16). O tema será abordado pela neurologista pediátrica dra. Flávia Nardes, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Segundo a especialista, são diversos os fatores que influenciam a aprendizagem, tais como afetivo-emocional, social, e nas independências vividas diariamente.
OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PODCAST.
Ela pontua que se trata de um tema que vai muito além dos limites da escola. “Essa é uma queixa muito frequente nos ambulatórios de pediatria, quando a criança está na faixa dos sete anos de idade, fase em que adquiri a alfabetização e progride nos conceitos matemáticos. Os diagnósticos diferenciais são muito variados. É necessário que tenhamos uma abordagem investigativa de história, tanto com a criança quanto com a escola”, explica a especialista.
No programa, dra. Flávia aborda ainda sobre a dislexia (distúrbio específico da aprendizagem relacionado à leitura) e a decodificação da linguagem escrita; a discalculia, dificuldade específica para cálculos matemáticos; e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), no qual se verifica a impulsividade e desatenção.
“São essas características de comportamento que, muitas vezes, vem prejudicar o aprendizado na escola e não consegue completar o processo da aprendizagem”, frisa. A especialista também aborda os distúrbios de aprendizagem não-verbais, os quais só são possíveis de serem identificados por meio dos testes neuropsicológicos.
PRÓXIMO PROGRAMA – Na próxima semana, o podcast da RP abordará os distúrbios psiquiátricos, cuja temática será conduzida pela dra. Ana Soares Bentes. Outros programas estão sendo produzidos.
VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS PUBLICADOS:
Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:42