O esporte pode ser uma ferramenta de transformação. Com o objetivo de destacar o poder das atividades físicas na promoção de saúde e bem-estar dos adolescentes, o tema foi abordado na quarta edição do Famílias em Pauta – programa exclusivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para promover o diálogo entre pediatras e a população em geral –, que foi ao ar nesta quinta-feira (25).
Para discutir os benefícios da prática e a importância de estimular a faixa infantojuvenil, participaram do episódio os especialistas da SBP: dr. Ricardo Rêgo Barros, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Atividade Física; dr. Roberto Santoro, coordenador do GT em Saúde Mental; e dra. Alda Elizabeth Iglesias, presidente do Departamento Científico de Adolescência.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO PROGRAMA
“Os pediatras são fundamentais para a promoção das atividades físicas e devem, desde a anamnese, intervir na vida do paciente. O especialista tem um grande papel na orientação sobre os benefícios da prática regular de exercícios na estrutura óssea e na prevenção de doenças; além de alertar sobre os riscos sobre o tempo em frente às telas, que deve ser limitado por faixa etária”, explicou dra. Alda.
Ao longo da transmissão, a especialista pontuou ainda que as atividades devem ser prazerosas e adequadas conforme o crescimento das crianças e adolescentes e, nesse cenário, os familiares e responsáveis também têm uma importante função. “Os pais podem realizar as atividades em conjunto como, por exemplo, aos fins de semana nos parques, praias e passeios de bicicletas. A criança imita o adulto e, por isso, ele deve atuar ativamente através de conversas e estímulos”, destacou.
Na sequência, o dr. Ricardo Rêgo enfatizou a importância do contato com a natureza e ambientes ao ar livre, ainda mais em um contexto pós isolamento social, devido a pandemia de covid-19. Ele contou que o distanciamento estimulou que as crianças e adolescentes passassem cada vez mais tempo nos smartphones, computadores e televisões.
Além disso, o coordenador do GT de Atividade Física explicou que a prática de esportes pode beneficiar o público infantojuvenil durante a vida adulta e o processo de amadurecimento. “Nós sabemos que as crianças que começas as atividades desde cedo terão mais maturidade quando adultos no enfrentamento de situações de vida, como: emprego, frustrações, cumprir objetivos, entre outros. Por isso, é importante que a prática esportiva seja bem orientada pelos pais e pessoas que estão ao redor”, ressaltou.
Durante a pandemia, os casos de ansiedade e depressão em adolescentes tiveram um aumento. O alerta foi feito pelo dr. Roberto Santoro, que destacou que a prática de exercícios vai além do esporte: a integração da mente com o corpo, conexão com outras pessoas e a busca pela superação e progresso, são alguns benefícios que contribuem para uma melhora no bem-estar. “A saúde mental é muito beneficiada na atividade física. Para adolescentes que já estão apresentando sintomas depressivos, os exercícios podem melhorar as condições desses pacientes”.
No episódio, os especialistas também debateram questões como: sinais de alerta para depressão e ansiedade em crianças e adolescentes; esporte como instrumento de socialização; prevenção de lesões; problemas de autoestima; transtornos alimentares; entre outros.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25