Representantes da SBP, Alape, Opas, IAAH e Saúde se reúnem para projetar ações para adolescentes

Parceria entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Associação Latino-americana de Pediatria (Alape), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a International Association Adolescence Health (IAAH) e o Ministério da Saúde (MS) foi firmada no dia 23 (quinta-feira), durante o 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, em São Paulo (SP). O acordo que permitirá a realização de projetos conjuntos foi firmado por representantes das cinco instituições: drs. Edson Liberal e Alda Elizabeth Iglesias (SBP); Sonja Caffe (Opas); Maria Del Carmen Calle Davila (IAAH); Isabel Del Carmen Gómez Bonett (Alape), Luís Cláudio Barcelos (MS). Na oportunidade, estavam presentes também as dras. Mónica Borile (Confederação de Adolescência e Juventude Ibero-Americana); Maria Ignez Saito (Universidade de São Paulo); e Lígia Reato (Faculdade de Medicina do ABC).

Um dos temas abordados foi a Caderneta da Saúde do Adolescente. O grupo solicitou ao representante do Ministério da Saúde que sensibilize o ministro Luiz Henrique Mandetta para que aceite as propostas enviadas pela SBP para a confecção de uma nova publicação. “Este é um instrumento importante para orientação dos pais e dos pediatras nas consultas. Colocamos a SBP à disposição para trabalhar conjuntamente com o Ministério em ações que visam os interesses das crianças e adolescentes brasileiros”, destacou dr. Edson Liberal, 2º vice-presidente da Sociedade.

Outro ponto abordado na pauta foi a realização de atividades voltadas à saúde do adolescente sob a coordenação de filiadas da SBP, como aconteceu com a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, em fevereiro desse ano. Naquele período, ações em todo o Brasil mobilizaram profissionais de saúde, educadores, pais e adolescentes em torno do tema. “As filiadas da SBP pre cisam colocar o tema adolescência de maneira mais transversal na grade científica dos eventos regionais. O DC de Adolescência da SBP se coloca à disposição para ajudar na elaboração de programação científica que contemple essa área”, observou dra. Alda Elizabeth.

Também foi aceito o convite para a SBP estar nas reuniões da Alape de forma que a instituição esteja mais próxima das iniciativas. “Pretendemos levar mais trabalhos feitos no Brasil para os países participantes da Alape para que possamos envolver e mostrar cada vez mais as ações da SBP. Também vamos tentar levar o maior número de participantes brasileiros para o Congresso Mundial de Adolescência que será realizado no Peru, em 2020”, destacou dra. Alda Elizabeth.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520