Ações e atividades no âmbito da comunicação, marketing e imprensa; na área administrativa; no campo associativo; em projetos de qualificação profissional e produção científica; e na integração pediátrica. Esses são alguns dos temas tratados no 3º Relatório Institucional da Sociedade Brasileira de Pediatria (gestão 2016-2018), presidida pela dra. Luciana Rodrigues Silva. O documento foi disponibilizado nesta segunda-feira (27) aos associados da instituição e para toda a sociedade em geral.
Ao longo de 152 páginas, são apresentados os resultados dos esforços implementados entre junho de 2018 e abril de 2019 em diferentes áreas. “Desde 2016, quando o grupo eleito assumiu o comando da SBP, o intuito foi integrar todas as inciativas, com o objetivo de levar a instituição a um outro nível. Isso implicou em reconhecer a importância dos sócios, das filiadas, independentemente de fatores externos que pudessem comprometer essa percepção”, pontua a presidente, em sua mensagem de apresentação do Relatório.
REFORMULAÇÃO – Uma das mudanças mais recentes na instituição, que consolida suas propostas e aumenta seu reconhecimento externo, foi a reformulação da logomarca, que foi criada pelo artista gráfico Ralf Korbmacher e lançada em dezembro de 2018. Ela possui traços simples e é carregada de significados, destacando a SBP que surgiu desse momento mágico de reencontro dos pediatras com sua maior entidade de representação.
“Moderna e atualizada, a logo reflete o trabalho histórico da pediatria no Brasil, onde vivem e trabalham 37 mil ‘Ps’ que, juntos, formam uma grande família vocacionada a cuidar do bem-estar, saúde, vida e futuro de 65 milhões de crianças e adolescentes do País”, explica dra. Luciana.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA – A oferta de conteúdo para a atualização constante dos pediatras também se tornou um dos projetos centrais da atual gestão da SBP. Livros, documentos científicos, consensos e diretrizes foram editados pela Sociedade por meio dos 246 profissionais dedicados que compõem os seus 32 Departamentos Científicos (DC) e os oito Grupos de Trabalho (GT), sendo o GT em Saúde e Natureza criado mais recentemente.
Entre junho de 2018 e abril de 2019, a SBP publicou 44 novos documentos científicos sobre temas diversos, como doenças hemorrágicas, hipertensão arterial, choque séptico, teste do reflexo vermelho, aleitamento materno, vacinação, entre outros. Nesse período, esses textos respondem por mais de 110 mil acessos no site da entidade, que têm sido objeto de consulta e de orientação para os pediatras em seu cotidiano.
CURSOS E EVENTOS – No período analisado, também ficou evidente que o incentivo à produção científica e o apoio aos programas de atualização e educação continuada foram fortalecidos de forma a oferecer instrumentos suficientes para o aprimoramento e a formação dos pediatras associados.
No Relatório divulgado, os congressos, simpósios, jornadas, fóruns, entre outros eventos promovidos pela SBP com o apoio das suas filiadas, surgem como exemplos de sucesso. Nove grandes eventos temáticos foram realizados em diferentes estados no último ano, totalizando 29 dias de atividades, com mais de 7 mil participantes de todo o Brasil. Foram 446 conferências e mesas-redondas, com o envolvimento de 498 palestrantes nacionais e internacionais.
Em 2019, outros dois grandes eventos ocorrerão até o fim do ano, sendo o ponto alto o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Porto Alegre (RS). A expectativa é superar o sucesso do evento anterior, em Fortaleza (CE), em 2017, considerado um marco pela inovação nos temas abordados e pela dinâmica aplicada.
COMUNICAÇÃO E MARKETING – As constantes atualizações das mídias digitais da SBP também têm gerado resultados promissores no alcance das publicações. Somente a página da Sociedade no Facebook conta com 72 mil seguidores, que interagem com as publicações institucionais gerando compartilhamentos e debates sobre os mais diversos temas pediátricos. No último ano, foram mais de 3 mil posts na principal rede social da instituição.
Na mídia, a SBP tem sido presença constante e de forma positiva – seja nos noticiários exibidos em rede nacional bem como nos telejornais locais dos 26 estados e do Distrito Federal, nos jornais impressos, nas rádios e sites de notícias.
“Esse trabalho tem causado repercussão positiva. A assertividade e qualidade técnica das contribuições apresentadas pela SBP em diferentes situações têm conquistado espaço significativo na imprensa e alimentado debates junto à sociedade em geral. Com isso, foi atingido o objetivo de promover e de apoiar a proteção integral da população infantojuvenil”, finaliza a dra. Luciana Silva.
ACESSE AQUI O RELATÓRIO E CONFIRA O QUE A SBP TEM FEITO POR VOCÊ!
Presidente da SBP participa de reunião com a AMB e ASBAI sobre a ...
13/05/2025 , 18:47Anti-histamínicos em doenças alérgicas: eventos adversos
13/05/2025 , 10:06Entre os destaques, Atualização em Alergia Alimentar traz a impor...
13/05/2025 , 18:51PED CAST SBP: "Desafios perigosos na internet - Dra. Evelyn Eisen...
12/05/2025 , 10:49Resultado final das eleições para a diretoria da SBP: a chapa “SB...
09/05/2025 , 18:53CANP 2025: inscrições abertas para todo o Brasil
09/05/2025 , 12:10