A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é uma das dezenas de entidades médicas que uniram esforços para alertar e conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras para conter a transmissão do novo coronavírus no Brasil. No momento em que a pandemia alcança índices de gravidade ainda maiores e o sistema de saúde nacional beira o colapso, a entidade dá nova contribuição à sociedade e assina o manifesto divulgado do domingo (28/02), defendendo que a população adote todas as medidas de proteção contra a covid-19.
“A pandemia chegou a um ponto ainda mais desafiador, com a transmissão de variantes mais letais e falta de leitos hospitalares. A covid-19 está atingindo também crianças e isso é muito preocupante. É hora de todos nós mantermos as medidas de prevenção e o uso da máscara é determinante para conter a transmissão”, afirma a dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP. “Estamos conclamando a todos que busquem informação correta, com base na ciência. A máscara facial é decisiva para enfrentarmos essa pandemia”, frisou. Segundo ela, os médicos pediatras estão reforçando a orientação das famílias para as medidas de prevenção.
A pandemia do novo coronavírus, que chegou ao Brasil há um ano, chegou no momento mais grave no país, com a alta ocupação de leitos hospitalares de terapia intensiva tanto no sistema público quanto no privado em todo o País. A redução da capacidade de atendimento dos hospitais acontece ao mesmo tempo em que novas cepas do coronavírus circulam no território nacional, aumentando a transmissão e a letalidade da doença.
O manifesto assinado pela SBP é enfático na defesa da máscara facial como mecanismo determinante na prevenção à doença. O documento alerta que o programa de imunização brasileiro avança lentamente e que a adoção das medidas de prevenção deve ser um compromisso de toda a sociedade. “As sociedades médicas que assinam esse manifesto, fazem um apelo à população brasileira e sociedade civil, reforçando a importância imprescindível do uso de máscaras, além do cumprimento de outras ações para contenção da pandemia da covid-19, como o distanciamento físico, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a higienização das mãos”, diz o documento.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25