18/09/2026

O Programa Brasileiro de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PBRN-SBP) atingiu a marca histórica de 200.848 mil certificações emitidas a pediatras e outros profissionais de saúde que participaram dos seus cursos teórico-práticos. O número foi registrado justamente no momento em que o PBRN-SBP iniciou, junto às filiadas estuais da SBP, os novos treinamentos com base nas diretrizes atualizadas (para ciclo 2026-2030).

Para a 1ª vice-presidente da SBP, dra. Lilian Sadeck, o marco representa a dimensão alcançada pelo programa ao longo de sua trajetória, com destacado papel na qualificação da assistência aos recém-nascidos. “É um feito que demonstra a importância e a abrangência do Programa. São milhares de profissionais capacitados para atuar em um momento crítico, em que o conhecimento e a atuação adequada podem fazer toda a diferença para a vida e a saúde dos recém-nascidos”, disse.

De acordo com os dados, até 31 de agosto de 2026, foram 171.300 certificados em reanimação do recém-nascido ≥34 semanas. Desse total, 113.400 eram médicos e 57.900 profissionais de saúde não-médicos.

Além disso, o PBRN-SBP treinou 15.600 profissionais (médicos e enfermeiros) em reanimação do recém-nascido <34 semanas e 12.600 em transporte do recém-nascido de alto risco. O curso de reanimação neonatal para parteiras tradicionais qualificou 1100 participantes.

Segundo as coordenadoras nacionais do PBRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, as diretrizes atualizadas a cada cinco anos têm como base as recomendações internacionais divulgadas pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR).

“As recomendações do ILCOR serviram de guia para a construção das diretrizes brasileiras, que são adaptadas à realidade do nosso País. A construção acontece a partir de um consenso nacional, desenvolvido pelo Grupo Executivo e pelos 54 coordenadores estaduais do PBRN-SBP”, frisaram.

CARTAZ PARA SALA DE PARTO – O PBRN-SBP também acaba de disponibilizar a versão atualizada do cartaz para fixar na sala de parto, contendo o fluxograma oficial da reanimação neonatal, a lista de materiais necessários organizados por mesa, as ações corretivas para ventilação adequada com máscara facial, a relação de medicações atualizadas e mais.

Os interessados em obter a versão plastificada do cartaz (tamanho: 30 x 42 cm) podem entrar em contato com a secretaria do PBRN-SBP por meio dos contatos:11-3068 8595 ou [email protected].