SBP participa de reunião sobre fórmulas infantis, promovida pela Anvisa

Para discutir o posicionamento do Brasil perante à comunidade internacional a respeito da composição de fórmulas infantis, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) participou da 1ª reunião anual do Grupo Técnico sobre Nutrição e Alimentos para Fins Especiais (GT-NFSDU), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília (DF). Na ocasião, a entidade foi representada pelas dras. Virgínia Weffort e Fernanda Ceragioli, presidente e membro do Departamento Científico (DC) de Nutrologia da SBP, respectivamente.

“O encontro teve como objetivo debater tecnicamente a melhor opção entre dosar o sabor doce ou definir a quantidade dos tipos de açúcar das fórmulas. Após a análise de diferentes documentos científicos, o Grupo elegeu a alternativa de definir quais tipos de açúcar – com porcentagem indicada – podem ser adicionados à fórmula infantil”, esclareceu dra. Virgínia Weffort, após a reunião, realizada em 16 de abril.

CODEX - O resultado da discussão será encaminhado ao Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, sigla em inglês) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa desenvolver normas alimentares internacionais para o desenvolvimento de produtos e práticas saudáveis.

A argumentação de todos os países membros, incluindo a do Brasil, será apresentada na próxima reunião da iniciativa, em novembro, na Alemanha. Após a apresentação das considerações, o Codex Alimentarius adotará um novo consenso, que servirá de parâmetro para o comércio e a indústria em todo o mundo.

As últimas edições do Codex Alimentarius contaram com a participação direta da SBP, por meio da atuação da dra. Virgínia Weffort, que fez parte da delegação brasileira no evento. Na oportunidade, foram pleiteados acordos sobre biofortificação, ácidos graxos, nível mínimo de proteína recomendado para as fórmulas de seguimento destinadas a lactentes maiores, entre outros temas de interesse dos pediatras.