Submissão de trabalhos para o Congresso Brasileiro de Perinatologia vai até 10 de outubro

A qualidade do cuidado neonatal é o tema central do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia. A edição deste ano será realizada de forma totalmente online pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape).  As inscrições para o evento, que acontece entre 1º a 4 de dezembro, já estão abertas e os valores variam entre R$ 150, para estudantes inscritos na Liga SBP, e R$ 650 para médicos não associados à instituição. Os especialistas interessados em compartilhar suas pesquisas clínicas devem se atentar ao prazo: a submissão de trabalhos vai até o dia 10 de outubro no site do evento. 

CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE

“De forma remota, o congresso mantém o compromisso da qualidade no cuidado aos recém-nascidos e suas famílias. O programa científico vem sendo preparado com muito empenho pensando sempre no impacto que ele pode ter na melhoria dos processos da atenção perinatal e neonatal. Fundamentado nesse princípio, organizamos os temas com foco na qualidade do cuidado nos seus vários componentes”, destaca a presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP e da Comissão Científica do evento, dra. Maria Albertina Santiago Rego. 

TEMAS – Com a participação de conferencistas de grande expressão internacional e nacional, o congresso promoverá abordagens nas áreas de assistência, pesquisa e humanização. Na oportunidade, serão desenvolvidas questões como: estrutura básica para os microprocessos, composição de equipes, integração com programas de residência médica, pesquisa, educação continuada, cuidado interdisciplinar e multiprofissional, e claro, os hot topics em neonatologia relativos aos temas do suporte ventilatório, cardiocirculatório e nutricional para proteção das complicações da prematuridade e sequelas neurológicas imediatas e futuras.

Também serão debatidos temas relacionados ao recém-nascido pré-termo tardio e termo com explanações sobre encefalopatia hipóxico-isquêmica, infecções, icterícia, malformações complexas, abordagem das doenças metabólicas e terapia gênica. Além disso, ocorrerão atividades pré-congresso, como fóruns interdisciplinares e cursos com foco no compartilhamento do conhecimento para possibilitar implementação nas Unidades Neonatais.

“A nossa visão é também alcançar as metas sustentáveis do milênio. Utilizaremos projeções de dados e metas estabelecidas de melhoria das Unidades Neonatais, no Brasil.  Mas só podemos fazer tudo isso com o apoio de todos pediatras e equipe interprofissional que fazem neonatologia e perinatologia hospitalar e ambulatorial, em rede” explica dra. Maria Albertina.

SUBMISSÃO – As pesquisas devem ser submetidas através do site do evento na aba “Trabalhos Científicos”. O número máximo é de 20 autores, e é obrigatório que pelo menos um seja inscrito no congresso. Serão aceitos estudos de revisão, relato de caso e revisões de literatura. 

O resumo deverá ter no mínimo 200 e, no máximo, 350 palavras. O texto deve ter o seguinte formato: introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão. Para relatos de caso, o resumo deverá conter: introdução, descrição do caso, discussão e conclusão. 

Mais regras e orientações para a submissão de trabalhos podem ser lidas no site do congresso.