A desnutrição no ambiente hospitalar muitas vezes não é reconhecida e tratada adequadamente. O alerta é feito no documento “Triagem Nutricional”, recém-publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que reforça como a falta de nutrientes provoca grandes riscos de morbimortalidade em crianças.
Desenvolvido pelo Departamento Científico de Suporte Nutricional da entidade, a publicação apresenta diferentes ferramentas para detectar este quadro clínico na faixa pediátrica e quais os métodos proporcionam melhor adequação do tratamento e aferição do prognóstico dos pacientes. Nesse contexto, a aplicação da Strong Kids – eleita como uma das principais técnicas de triagem nutricional das crianças no Brasil – é explicada na publicação.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.
Para rastrear os riscos de desnutrição, as ferramentas para triagem avaliam as medidas antropométricas; presença de doença de base ou de alto risco; e presença ou ausência da perda de peso, ingestão alimentar e vômito e/ou diarreia. Sua utilização depende da incorporação à rotina dos profissionais envolvidos na admissão do paciente pediátrico, na unidade hospitalar.
O estudo reforça ainda que não há consenso sobre o melhor método de avaliação do risco nutricional de crianças hospitalizadas. Por esse motivo, é preciso verificar quais especificações e qualidades cada técnica reúne, levando em consideração: o maior número de profissionais da saúde que estão aptos a aplicá-la; a duração de seu uso nos pacientes; se exige recursos financeiros; se estão disponíveis na instituição; e se são capazes de detectar o risco nutricional de modo confiável.
Ao longo do documento, os especialistas discorrem sobre as ferramentas “Avaliação nutricional global subjetiva - SGNA”, Pediatric Yorkhill Malnutrition Score (PYMS), “STAMP” e Strong Kids. Por sua rápida e fácil aplicação pelos profissionais de saúde, o estudo pontua que o método Strong Kids possibilita o melhor diagnóstico da desnutrição infantil em hospitais brasileiros.
Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16Pediatras participam de ação pela vacinação contra o sarampo no M...
12/09/2025 , 10:41Diretora da SBP participa do workshop “Revisitando a Residência M...
12/09/2025 , 10:36Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Nefrologia ...
11/09/2025 , 16:57Sífilis congênita
11/09/2025 , 08:20