A dra. Ana Mosca, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é a convidada desta semana para a seção podcast da revista Residência Pediátrica (RP). Nesta quinta-feira (12), ela aborda o tema fotoproteção, esclarecendo dúvidas frequentes sobre o uso de protetor solar em bebês abaixo de seis meses de idade e sobre manchas na pele.
“Cada vez mais a população deve tomar cuidado e deve procurar fazer o que chamamos de política de sombra, ou seja, se fotoproteger. O protetor solar tem uma ação média de duas horas e, após esse período, a eficácia do produto começa a diminuir”, explica.
OUÇA AQUI O PODCAST SOBRE FOTOPROTEÇÃO.
Dra. Ana Mosca recomenda aos pediatras que reforcem alguns alertas junto aos pacientes, tais como a necessidade do uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros e roupas de mangas compridas ou de cores escuras. “A fotoproteção não é só o uso do filtro solar. A roupa também é importante. Nos países desenvolvidos, como a Austrália, por exemplo, a política de sombra é adotada durante todo o verão. Vamos adotar essa política aqui também para tratar nossas crianças dessa forma”, conclama a especialista. Na semana seguinte, a SBP trará o último programa da primeira temporada de podcasts da RP. Nele, o dr. Jorge Afiune, do DC de Cardiologia da SBP falará sobre Oximetria de pulso como ferramenta na triagem neonatal.
NOVA TEMPORADA – Novos programas estão sendo produzidos para a segunda temporada, cuja data de estreia ainda não definida. Para a próxima etapa, no entanto, já estão confirmadas as participações da presidente da SBP, dra. Luciana Silva, do 2º vice-presidente, dr. Edson Liberal, e da dra. Ana Zöllner, da diretoria financeira da instituição, além de outros especialistas das diversas áreas de atuação da pediatria brasileira, que abordarão sempre temas atuais e relevantes para os residentes.
VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:
VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
COMO OS PEDIATRAS PODEM APOIAR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS