A primeira edição de 2018 da revista Residência Pediátrica (RP), publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), já está disponível para leitura e download. O editorial “Crescimento constante: esse é o lema da Revista Residência Pediátrica”, assinado pela editora científica dra. Marilene Crispino, apresenta o trabalho intenso que tem sido feito para consolidar a RP como um periódico atualizado, de credibilidade e capaz de impulsionar o avanço do conhecimento, além de dar crédito e transparência aos autores, pesquisadores, instituições e avaliadores que colaboram com a revista.
“Isso só se torna possível por oferecemos aos nossos associados conteúdos temáticos de qualidade e, principalmente, por conseguirmos indexações em fontes de prestígio nacional e internacional. Na realidade, ‘conteúdos temáticos de qualidade’ e ‘indexações’ são duas características que estão associadas, uma vez que só será aceito para indexação o periódico que tenha qualidade reconhecida pela comunidade científica”, destacou ela.
O texto traz ainda um panorama de todas as ações realizadas para a indexação da RP nas mais diferentes plataformas, bem como a criação de perfis nas redes sociais, que têm permitindo maior interação direta com o seu público, de forma prática e instantânea. “Idealizamos a revista Residência Pediátrica com o propósito de torná-la um espaço científico de comunicação, atualização, colaboração, inovação e integração. Pelas conquistas obtidas, acreditamos estar no caminho certo”, comemora a dra. Marilene.
ACESSE AQUI A PRIMEIRA EDIÇÃO 2018 DA RP.
CONTEÚDO – Na seção Artigo Original, o leitor encontra um “Guia prático de atualização – prevenção de doenças alérgicas”, assinado pelos pediatras drs. Emanuel C.S. Sarinho; Herberto José Chong Neto; Adriana A. Antunes; Antonio Carlos Pastorino; Arnaldo Carlos Porto Neto; Fabio C. Kuschnir; Maria das Graças Nascimento Silva; Marisa Lages Ribeiro; Ana Carla Augusto Moura; Dirceu Solé; e pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
O espaço é reservado ainda para os artigos “Principais dúvidas dos pediatras sobre tuberculose em crianças e adolescentes” e “Prognósticos de casos de enterocolite necrotizante conduzidos clinicamente e cirurgicamente”.
Os artigos “Transposição de grandes vasos em criança de 1 ano de idade”; “Síndrome de Pune Belly”; e “Disostose espondilocostal associada a defeito do tubo neural”; e “Hemopneumotórax por acidente com arraia de água doce na região amazônica” compõem os Relatos de Casos.
Em Comunicação Breve, o autor Leonardo Rodrigues Campos aborda o “Tremboembolismo venoso pediátrico intra-hospitalar”. “O pediatra e as mídias sociais” é o artigo publicado na editoria Ética. Em Resenha e Tópicos Obrigatórios em Pediatria (TOP), uma abordagem sobre o “Armazenamento de sangue de cordão: recomendações da Academia Americana de Pediatria”.