carregando...

SBP trilha novos caminhos

Reportagem 06/06/2016

Diretoria toma posse

posse1-2016
Cauã Cavalcanti Barbosa e dra. Luciana Rodrigues Silva
foto: Alexandre Durão

Primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Pediatria em mais de um século, Luciana Rodrigues Silva tomou posse para o triênio 2016/2018, no último sábado, 04 de junho, em auditório lotado com mais de 200 pessoas, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Aplaudida de pé, em clima de grande emoção, dra. Luciana salientou que assume a responsabilidade “com muita honra”. Lembrou sua vida associativa na entidade por mais de trinta anos, destacando, entre os bons momentos, o fato de ter podido dar aulas em quase todos os estados, conhecido muitos pediatras, presidido o Departamento de Gastroenterologia por três vezes, atuado como vice-presidente da instituição em duas gestões e ingressado na Academia Brasileira de Pediatria.

Presentes, lideranças como o deputado federal Jutahy Magalhães Júnior; o professor Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho, professor titular da Universidade Federal da Bahia e membro do Comitê Executivo da Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas da Organização Mundial da Saúde; o Immediate Past President da Associação Internacional de Pediatria, Sergio Cabral;  o presidente da Academia Brasileira de Pediatria, José Martins Filho; o corregedor do Conselho Federal de Medicina, José Fernando Vinagre, que representou o presidente da instituição Carlos Vital; o diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira, Emílio Zilli, representando o presidente Florentino Cardoso; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Pablo Vazquez Queimadelos e Isabel Rey Madeira, presidente da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro, que na solenidade representou todos os presidentes das Sociedades de Pediatria dos estados e do Distrito Federal.

A cerimônia teve início com a apresentação das crianças e adolescentes do Coral da Pediatria Brasileira, dirigido pelo acadêmico José Dias Rego e sob a batuta da maestrina Alice Ramos Sena. Em seguida, a nova presidente foi homenageada, recebendo flores de boas-vindas, entregues por Cauã Cavalcanti Barbosa, integrante do coro. Logo após o Hino Nacional, Eduardo da Silva Vaz, que esteve à frente da Sociedade na gestão 2013/2015, recebeu das mãos da secretária-geral de sua diretoria, Marilene Crispino, um álbum com fotografias marcantes de seu período na presidência.

Em pronunciamento, dr. Eduardo destacou realizações de seu mandato. Frisou que foi uma administração dedicada a criar as condições financeiras para que a entidade hoje fosse autônoma, investiu fortemente para que a consulta de puericultura passasse atualmente a fazer parte do Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar e trabalhou na também na ampliação do currículo da residência em pediatria de dois para três anos, com o conteúdo atualizado, conforme a proposta elaborada pelo Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC). “Hoje temos em torno de 10% dos serviços de pediatria implantando o novo programa. Não é apenas um ano adicional, é um novo modelo de formação do pediatra, para atender às necessidades da criança do século XXI”, afirmou.

Em seguida, a mestre de cerimônia anunciou os diretores eleitos juntamente com a dra. Luciana: Clóvis Francisco Constantino (1º vice-presidente); Edson Ferreira Liberal (2 º vice-presidente); Sidnei Ferreira (secretário-geral), Claudio Hoineff (1º secretário), Paulo de Jesus Hartmann Nader (2º secretário), Virgínia Resende Silva Weffort (3º secretário), Maria Tereza Fonseca da Costa (diretora financeira), Ana Cristina Ribeiro Zollner (2ª diretoria financeira) e Fátima Maria Lindoso da Silva Lima (3ª diretoria financeira). Foram apresentados também os integrantes da Comissão de Sindicância eleitos: os titulares, Gilberto Pascolat, Aníbal Augusto Gaudêncio de Melo, Isabel Rey Madeira, Joaquim João Caetano Menezes e Valmin Ramos da Silva, bem como os suplentes,  Paulo Tadeu Falanghe, Tania Denise Resener, João Coriolano Rego Barros, Maria Sidneuma de Melo Ventura e Marisa Lopes Miranda.

Novos rumos

Finalizando a solenidade, em discurso emocionante, dra. Luciana assinalou os quatro pilares de sua gestão, centrados na forma “de conduzir a Sociedade”, “de ampliar as ações de educação continuada”, de “buscar melhores condições de trabalho e valorização do pediatra” e de “ampliar e aprofundar as políticas e os benefícios para as crianças e suas famílias”.  Salientou também que o “grupo que dirige a SBP precisa representar seus associados, vivenciando o que é o trabalho de um pediatra, como está sendo sua formação e como se podem ampliar as ações dentro da entidade, descentralizando suas decisões, promovendo um maior contato entre os pediatras e suas filiadas, e valorizando-os. Queremos que cada filiada exerça suas forças construtivas, pois assim a grandeza da Sociedade Brasileira de Pediatria de fato se ampliará”.

Para a dra. Luciana, o Brasil atravessa um momento de extrema dificuldade e seguramente as crianças pagam um pesado tributo por essa situação. “Só seremos um país diferente quando nossos gestores compreenderem a importância de mudar o presente para termos um futuro melhor. Para que este país seja outro, é indispensável que as crianças tenham educação e saúde de forma plena. Urgente é a conscientização de todos de que os profissionais aptos e preparados para assistirem e orientarem as crianças e seus familiares são os pediatras! Queremos que todas as crianças possam ser assistidas por pediatras habilitados de modo adequado, na saúde e na doença, para que atuem na prevenção e no tratamento”, disse.

A nova presidente também fez referência à sua escolha pela pediatria, que continua exercendo até hoje, na assistência e no ensino, enfatizando que se sente gratificada com o convívio com as crianças e com os alunos. Dra. Luciana encerrou seu discurso homenageando a memória de seu filho, Pedro Henrique: “que me proporcionou o papel mais rico que desempenhei na vida – o da maternidade – e que seguramente está hoje aqui e continuará sempre ao meu lado. Ele que tanto acompanhou e torceu nesta campanha, com saudade eterna que sinto da sua inteligência, da sua alegria, da sua criatividade e da sua solidariedade. Dedico a ele este prêmio de estar aqui”.

Clique aqui e conheça a nova diretoria